• Carregando...

Um preso morreu neste domingo (29) ferido com um tiro na cabeça quando tentava fugir com outros dois detentos da prisão de Talagante, perto de Santiago do Chile, situação que deu origem a um motim.

A morte e o posterior amotinamento ocorreram na tarde deste domingo na prisão de Talagante, localidade a 40 quilômetros ao sudoeste de Santiago.

O diretor nacional da Polícia, Raúl Leal, explicou aos jornalistas que foram três os presos que tentaram fugir, dois dos quais, de 32 e 39 anos, foram recapturados.

Segundo o prefeito de Talagante, Raúl Leiva, os dois estão em estado grave, mas não correm o risco de morrer.

O terceiro preso, Rodrigo Esteban Donoso Jiménez, de 25 anos e que estava em prisão preventiva por roubo, recebeu um tiro no crânio e morreu no hospital.

Após o confronto, um grupo de presos queimou móveis e utensílios e instalou barricadas, mas a situação já foi controlada, relatou Leal.

Os incidentes ocorreram no horário de visita de familiares aos presos. As prisões chilenas sofrem há anos de um crônico problema de superlotação, com capacidade para 36 mil reclusos frente a uma população carcerária de 54 mil réus.

Para reverter esse quadro, o Governo de Sebastián Piñera propôs a construção de quatro penitenciárias e medidas alternativas como incentivar a reinserção dos presos e trocar penas de delitos menores pela realização de trabalhos comunitários.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]