• Carregando...
Daniel Cowart, de 20; e Paul Schlesselman, de 18 anos: presos sem direito a fiança | Fotos: Reuters
Daniel Cowart, de 20; e Paul Schlesselman, de 18 anos: presos sem direito a fiança| Foto: Fotos: Reuters

Washington - O governo dos Estados Unidos informou que desarticulou uma conspiração de neonazistas, que planejavam os assassinatos do candidato democrata à presidência dos EUA, Barack Obama, e de mais 102 afro-americanos. A informação partiu do Escritório de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF, na sigla em inglês).

Em gravações liberadas ontem por um corte distrital em Jackson, Tennessee, os agentes federais dizem que desmantelaram planos para o roubo de uma loja de armas, ao qual se seguiria uma matança em uma escola secundária cuja maioria dos alunos são afro-americanos. Os agentes dizem que os neonazistas, dois homens já detidos sem direito a fiança, não identificaram qual escola seria o alvo. Em seguida, eles sairiam do local de automóvel para fazer chacinas em vários estados. O crime seria finalizado com o assassinato de Obama.

Jim Cavanaugh, agente especial do ATF em Nashville, disse que os dois homens planejavam matar a tiros 88 afro-americanos e depois decapitar outros 14. Os números 88 e 14 são simbólicos na comunidade que defende a "supremacia branca" nos Estados Unidos, ou seja, os neonazistas.

Os dois homens planejavam fazer a matança na escola e em seguida partirem em uma missão que seria coroada pelo assassinato de Obama, disse Cavanaugh à Associated Press.

"Eles disseram que esse seria o último e final ato deles – que eles tentariam matar o senador Obama", disse Cavanaugh. "Eles não acreditavam que seriam capazes de fazer isso, mas disseram que morreriam tentando".

Uma porta-voz de Obama, que viaja com o candidato nesta segunda-feira pela Pensilvânia, não quis comentar a conspiração.

Os dois homens, Daniel Cowart, de 20 anos, e Paul Schlesselman, de 18 anos, estão presos sem direito a fiança. Os agentes apreenderam um rifle, três pistolas automáticas e uma escopeta com os suspeitos. Segundo as autoridades, os suspeitos planejavam um assalto a uma loja de armas antes dos ataques.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]