• Carregando...
O premiê Zapatero não resistiu à pressão para que deixe logo o cargo | Pierre-Philippe Marcou/AFP
O premiê Zapatero não resistiu à pressão para que deixe logo o cargo| Foto: Pierre-Philippe Marcou/AFP

O primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, anunciou que vai convocar eleições gerais para 20 de novembro, uma antecipação de 4 meses. A decisão do chefe de governo foi tomada diante da intensa pressão política para que ele deixe o cargo antes do momento previsto em consequência da estagnação econômica que o país enfrenta.

"Eu quero que um novo governo tome o controle da economia a partir de 1.º de janeiro do próximo ano", disse Zapatero, o qual anunciou no começo deste ano que não buscará um terceiro mandato "É conveniente ter eleições em breve, assim um novo governo pode tomar conta da economia em 2012, fresco das ur­­nas", ele disse. Zapatero repetiu que após deixar o palácio de Mon­­cloa voltará para sua cidade natal, León.

A antecipação das eleições poderá ajudar o candidato do Partido Operário Socialista Es­­pa­­nhol (PSOE), Alfredo Pérez Ru­­balcaba, ex-ministro do Interior do governo Zapatero. Os socialistas têm melhorado sua popularidade nas pesquisas de intenção de voto, apesar da situação crítica da economia, mostrou uma pesquisa publicada na quarta-feira. Agora, eles estão apenas alguns pontos porcentuais do Partido Popular, de centro-direita, cujo candidato Mariano Rajoy é o mais cotado para ser o próximo primeiro-ministro, ou presidente de go­­verno.

A antecipação das eleições é confirmada em um momento delicado para a Espanha, pois a economia está crescendo lentamente e o desemprego está acima de 20% – o nível mais alto entre os países desenvolvidos. A situação, que é resultado direto do estouro da bolha imobiliária es­­panhola entre 2008 e 2009, provocou uma forte queda na popularidade de Zapatero. Entre os jovens de 16 a 29 anos, a taxa de desemprego na Espanha cresce para assustadores 35% da força de trabalho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]