• Carregando...

Os aviões do Exército sírio bombardearam neste sábado (27) a região de Damasco, deixando oito mortos, no primeiro ataque aéreo desde o anúncio da trégua negociada pelo mediador Lakhdar Brahimi, indica o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

"O ataque aéreo teve como alvo um prédio da cidade de Arbine, na província de Damasco, matando oito homens que estavam em seu interior. Este foi o primeiro bombardeio aéreo desde o anúncio da trégua", afirmou à AFP Rami Abdel Rahman, chefe do OSDH.

"O corpo de um deles foi encontrado sob uma pilha de escombros",indicou.

A trégua mediada por Brahimi entre o regime do presidente Bashar al-Assad e o Exército Sírio Livre (ESL) na quinta-feira suscitou a esperança de uma suspensão dos combates pela primeira vez em 19 meses de conflito.

Mas na sexta-feira, primeiro dia do Eid al-Adha, uma das festas mais sagradas do Islã, o cessar-fogo foi rompido algumas horas depois de sua instauração. Várias regiões da Síria foram sacudidas por novos confrontos, por ataques com carros-bomba e pela resposta do regime aos "ataques terroristas", termo utilizado pelo governo para se referir aos rebeldes.

"Podemos dizer que com este ataque aéreo a trégua está enterrada. Não podemos mais falar de trégua", afirmou Abdel Rahman.

No primeiro dia da "trégua", a ONG contabilizou 146 mortes, sendo 53 civis, 50 rebeldes e 43 soldados, em um registro que supera cem mortos, como vinha ocorrendo diariamente desde que a revolta contra o regime se transformou em conflito armado nos últimos meses.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]