• Carregando...
O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, que tomará posse neste domingo (10)
O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, que tomará posse neste domingo (10)| Foto: EFE/Juan Ignacio Roncoroni

O libertário Javier Milei, da coligação A Liberdade Avança, tomará posse neste domingo (10) como novo presidente da Argentina, em meio a um caos econômico deixado pelo atual governo, liderado pelo peronista Alberto Fernández.

As primeiras atividades do dia estão marcadas para começar 12h, quando o presidente será empossado na Câmara dos Deputados, junto à vice-presidente, Victoria Villarruel. Milei deve sair do hotel Libertador, sua sede de campanha, e seguir para o Congresso Nacional, onde será recebido pela atual vice-presidente, Cristina Kirchner, e entrará no salão principal para fazer um juramento oficial. Após esse momento, Alberto Fernández, presidente em exercício, entregará a faixa e o bastão presidenciais.

Segundo a agenda oficial do presidente eleito, o libertário fará seu primeiro discurso como novo chefe da Casa Rosada “para o povo”, nas escadarias da sede parlamentar, e não dentro da Assembleia, como era esperado. Milei convocou seus apoiadores, por meio das redes sociais, para se dirigirem ao local e, desde a madrugada deste domingo (10), há uma concentração nas ruas, trajando camisas da Argentina, aguardando o início da posse.

Depois dessa primeira mensagem, o libertário seguirá em um carro aberto, ao lado de sua irmã e chefe de campanha, Karina Milei, para a Casa do Governo onde, a partir das 14h, está prevista a saudação das autoridades internacionais dos diversos países que acompanham a cerimônia, na Sala Branca. O ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro está presente no país, desde a quinta-feira (7).

Às 17h30, está marcada a posse dos ministros que irão compor o novo gabinete presidencial. Às 19h, acontece uma cerimônia religiosa na Catedral Metropolitana e, para encerrar as atividades cerimoniais, às 20h30 ocorre uma apresentação especial para o novo presidente, no Teatro Colón.

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República confirmou na terça-feira (5) à agência EFE que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não irá à posse do novo presidente da Argentina, Javier Milei. O representante do governo brasileiro será o chanceler Mauro Vieira.

Algumas autoridades internacionais já confirmaram presença na posse. Entre eles estão o presidente uruguaio Luis Lacalle Pou; Santiago Peña, do Paraguai; o mandatário chileno, Gabriel Boric; o premiê da Hungria, Viktor Orbán; o ministro de Segurança do governo de El Salvador, Gustavo Villatoro, enviado pelo presidente Nayib Bukele; o rei da Espanha, Felipe VI; e outros.

A maior expectativa está na chegada do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que, após vários dias de especulações na imprensa local sobre a sua possível viagem para a posse de Milei, confirmou neste sábado (9) que estava em Cabo Verde como escala antes de seu desembarque na Argentina.

Esta é a primeira viagem de Zelensky à América Latina desde o início da guerra com a Rússia, em um momento que a Ucrânia fez da melhoria das relações com essa região, bem como com África e Ásia, uma prioridade diplomática.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]