• Carregando...
O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, anunciou o aumento das tropas militares na fronteira com a Belarus
O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, anunciou o aumento das tropas militares na fronteira com a Belarus| Foto: Víctor Lerena/EFE

O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, afirmou nesta semana que os países pertencentes à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) estão em alerta com a aproximação do Grupo Wagner de suas fronteiras.

Segundo ele, a organização militar planeja atuar junto a sua vizinha Belarus para "desestabilizar a OTAN".

Integrantes do grupo, que deixaram a Rússia após o motim fracassado em junho deste ano contra o governo de Vladimir Putin, começaram a treinar com o Exército bielorrusso, o que levou a Polônia a movimentar seus militares para a fronteira com o país.

O Ministério de Defesa polonês acusou na última terça-feira (1º) o regime do ditador Aleksandr Lukashenko de invadir o espaço aéreo do país pertencente ao Tratado do Atlântico Norte.

Belarus negou qualquer violação ao território polonês e defendeu que o membro da OTAN teria "inventado a desculpa para aumentar as tropas na fronteira".

Mercenários contratados pelo Grupo Wagner também participaram nessa quarta-feira (2) de um reunião no Mali, país pertencente ao continente africano, sobre o golpe de Estado no Níger.

Na última semana, o líder da organização, Yevgeny Prigozhin, defendeu a derrubada do presidente Mohamed Bazoum por uma junta militar e ofereceu "seus serviços" para atuar no território.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]