• Carregando...
Primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, em encontro de líderes europeus em Bruxelas, Bélgica, em março de 2018 | Dario PignatelliBloomberg
Primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, em encontro de líderes europeus em Bruxelas, Bélgica, em março de 2018| Foto: Dario PignatelliBloomberg

Depois de um amargo debate de dois dias no Parlamento, o primeiro-ministro Mariano Rajoy foi afastado do cargo nesta sexta-feira (1). Ele será substituído por um líder do Partido Socialista da oposição.

As votações foram de 180 a 169 com uma abstenção. 

Rajoy apareceu no parlamento na sexta-feira de manhã e em um breve discurso disse: "Vou aceitar a decisão". 

Ele acrescentou que, "foi uma honra ter sido o líder da Espanha e deixá-la em um estado melhor do que aquele que encontrei. Acredito ter satisfeito minha responsabilidade, que é melhorar a vida dos espanhóis. Se eu tiver ofendido alguém no meu papel eu peço perdão ". 

Depois de passar por 25 por cento de desemprego entre os jovens, um confronto territorial com a região catalã, e uma crise financeira que ameaçava a solvência do euro, Rajoy foi derrubado pelos escândalos de corrupção que assolaram seu Partido Popular. 

A Corte Nacional da Espanha proferiu sentenças duras na semana passada para 29 pessoas, incluindo autoridades eleitas e líderes empresariais, ligados ao partido. 

Leia também: “Lava Jato” espanhola ameaça tirar governo do poder

O tribunal decidiu que o Partido Popular se beneficiou de um amplo e sistemático uso de propinas de contratos. Os crimes variam de fraude e evasão fiscal à lavagem de dinheiro. 

Rajoy havia dito em depoimento que não havia fundos desse tipo. 

Crise

A crise na Espanha ocorre enquanto partidos populistas, antiimigrantes e euro-céticos na Itália lutam para montar um governo e a Grã-Bretanha enfrenta uma rodada decisiva de negociações no final deste mês para deixar a União Europeia. 

Após seis anos no cargo, Rajoy deverá ser substituído pelo Partido Socialista da oposição e seu líder Pedro Sánchez. 

No aguardo da publicação do voto de desconfiança no boletim nacional e da formalidade do convite do rei para formar um governo, Sanchez pode ser empossado no fim de semana. 

Sánchez prometeu cumprir o orçamento de 2018 negociado por Rajoy e a maioria dos observadores não prevê qualquer mudança abrupta ou radical no governo. 

O governo de Sánchez provavelmente será fraco, apoiado por dois partidos pró-independência catalães, um partido basco e o partido populista Podemos. 

Rajoy afirmou anteriormente que Sánchez e os socialistas não poderiam ganhar nas urnas e, portanto, buscaram o voto de desconfiança para tomar o poder. 

"Todo mundo sabe que Pedro Sánchez nunca vai ganhar eleições e esta é a razão de sua moção, e dessa urgência", disse Rajoy na semana passada. 

Esta visão foi repetida por um líder do Partido Popular de Rajoy no parlamento, Rafael Hernando, que acusou que era tudo política. 

A moção de "desconfiança" é apresentada pela "esquerda imprudente que não aceita sua derrota nas urnas", disse ele. 

Hernando lembrou o parlamento dos sucessos do governo que está prestes a sair. "Graças ao esforço e à solidariedade de todos os espanhóis, o governo de Mariano Rajoy evitou o resgate financeiro e nos conduziu pela crise." 

Leia também: Dinamarca proíbe véus que cubram o rosto em locais públicos

A líder do Partido Socialista, Margarita Robles, no entanto, disse ao parlamento na sexta-feira que eles estavam prontos para lidar com esse momento difícil de maneira responsável. 

"Os fatos provados na sentença mostram que o presidente não disse a verdade", disse ela. "É o suficiente para encobrir a corrupção. Vamos começar uma nova etapa." 

União improvável

A moção de desconfiança – que precisava de 176 dos 350 votos para aprovação – fez estranhos companheiros de 22 grupos parlamentares amplamente divergentes, incluindo partidos nacionais de esquerda, anti-establishment, o braço político do agora extinto grupo separatista basco ETA e partidos nacionalistas catalães regionais ansiosos por negociar uma república catalã independente. 

Mas o partido mais notável entre os unidos para apoiar o voto de desconfiança foi o partido basco regional de direita PNV, que na semana passada obteve um cobiçado pacote fiscal como pré-requisito para votar para a aprovação do orçamento geral de 2018. A decisão expressa do PNV na quinta-feira de apoiar a moção de Sánchez para expulsar Rajoy levou a Espanha a um frenesi, enquanto analistas e políticos perceberam que o governo estava fadado ao colapso. 

Um voto de desconfiança bem-sucedido era inédito na Espanha, onde três tentativas anteriores falharam em garantir a maioria absoluta necessária. 

Sánchez é um primeiro-ministro incomum. Ele é responsável por perder duas eleições gerais para seu partido em 2012 e 2016, e por garantir a menor representação parlamentar que o partido histórico já alcançou na democracia da Espanha. Embora ele seja apelidado de "Sr. Bonito", Sanchez lidera um bloco parlamentar de apenas 84 pessoas em um parlamento de 350 cadeiras. 

Condenação

A votação foi antecipada após o Tribunal Nacional condenar severamente, na semana passada, 29 pessoas de negócios e membros do Partido Popular, incluindo alguns funcionários eleitos, por lavagem de dinheiro, evasão fiscal, fraude e outros crimes. O Partido Popular foi multado em US $ 287 mil e a credibilidade de Rajoy foi prejudicada. O primeiro-ministro havia declarado que não sabia da corrupção sistemática em seu partido. 

Na quinta-feira, Rajoy acusou Sanchez de uma tomada de poder oportunista e chamou a coalizão de votos em favor de sua moção de "governo Frankenstein", em oposição ao que outros chamavam a administração sem poder de Rajoy, um "governo zumbi". 

O principal partido que recusou apoio ao voto de desconfiança é o Ciudadanos, favorável aos negócios, liderado por Albert Rivera – que atualmente lidera as pesquisas como o líder político mais popular. Rivera repreendeu Sánchez por capitalizar a situação e não convocar eleições imediatamente. 

Ele também alertou sobre alianças perigosas com grupos políticos que desafiam abertamente a Constituição Espanhola e questionam a unidade territorial. 

"Eu não quero um governo zumbi assolado pela corrupção, mas também não um governo Frankenstein com aqueles que querem quebrar a Espanha ao meio", disse Rivera. 

De sua parte, Sánchez prometeu recuperar a estabilidade para o país e suas instituições, abordar questões urgentes e, em seguida, convocar eleições gerais. Mais especificamente, ele disse que manteria o orçamento geral aprovado na semana passada – o que levou a conversas sobre como isso teria ajudado a selar os votos cruciais do PNV. Ele também disse que reativaria serviços sociais e infundiria nova vida em pensões. 

Mas o mais importante, ele abriu as portas para o diálogo com os partidos de independência da Catalunha. Os dois partidos regionais que formam o governo catalão e têm representação no parlamento nacional receberam bem as declarações de Sánchez sobre a busca de uma solução política para a crise catalã, um impasse de meses de duração entre o governo espanhol e a desobediente e rebelde administração regional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]