• Carregando...

Comandantes do Exército britânico selecionaram o príncipe Harry para fazer um treinamento para pilotar o helicóptero de ataque Apache, elevando a expectativa do jovem de 25 anos de retornar às linhas de frente no Afeganistão, informou nesta sexta-feira (7) sua assessoria de imprensa. O príncipe Harry, que recebeu a insígnia de piloto de seu pai, o príncipe Charles, durante uma cerimônia realizada nesta sexta, disse que é uma "enorme honra" aprender a voar "num helicóptero admirável".

"Ainda tenho uma enorme montanha a escalar se eu passar no curso de treinamento para o Apache", disse ele, em comunicado divulgado por sua assessoria em Londres. "Para ser honesto, eu acho que será um dos maiores desafios da minha vida até agora", afirmou. "Estou muito determinado, mas não quero decepcionar as pessoas que demonstraram confiança em minha habilidade de pilotar aeronaves nas operações."

O príncipe, que é o terceiro na linha sucessória do trono britânico e é conhecido no Exército como tenente Harry Wales, foi aprovado em seu treinamento básico de helicópteros no mês passado. Ele foi um dos nove pilotos em treinamento a receber a insígnia provisória do príncipe Charles, que é coronel em chefe das unidades militares aéreas do Exército.

"Você está muito elegante, se é que eu posso dizer", disse Charles a seu filho enquanto inspecionava os graduados. Chelsy Davy, que tem um relacionamento com Harry, estava na plateia, gritando alto quando o nome do príncipe foi chamado como o vencedor do troféu Peter Adams, um prêmio pela melhor habilidade tática durante a fase de treinamento operacional.

O sucesso de Harry no treinamento básico deu a ele o direito de escolher treinar ou no Apache ou no Lynx, um helicóptero de batalha. Sua assessoria informou que os comandantes da unidade aérea concluíram que as habilidades do príncipe se ajustam melhor ao Apache, que é designado para caçar e destruir tanques.

Harry, porém, não revelou seu desejo de voltar às linhas de frente no Afeganistão. O jovem, que teve negada a oportunidade de ir ao Iraque porque o Exército afirmou que era muito arriscado, serviu no Afeganistão em 2008 como controlador aéreo no campo de batalha até que sua missão foi interrompida por um vazamento da mídia.

A aviação está no sangue real: o irmão mais velho de Harry, William, está aprendendo a pilotar helicópteros de busca e resgate. O príncipe Charles recebeu brevê de piloto de helicóptero em 1974 e Andrew, tio de Harry e irmão de Charles, serviu como piloto de helicóptero durante a guerra das Malvinas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]