• Carregando...

O príncipe Harry não será mais enviado com o seu regimento, o Blues and Royals, para servir ao Exército britânico na guerra do Iraque.

A informação é da rede "BBC", citando como fonte o general Sir. Richard Dannatt.

Segundo o correspondente especializado na área de defesa da "BBC", Paul Adams, a decisão foi tomada após se tornarem públicos planos de ataques dos insurgentes iraquianos que tinham como alvo justamente o regimento de Harry, filho do príncipe Charles e de Diana. Ele é o terceiro na linha sucessória do trono britânico, depois de seu pai e de seu irmão mais velho, William.

Segundo a "BBC", o general fez a seguinte declaração: "Seguindo a visita ao Iraque na semana passada, descobri que há várias ameaças que envolvem diretamente o príncipe Harry e os que estão à sua volta. E eu não estou preparado para suportar esses riscos."

Ainda segundo a rede britânica, Richard Dannatt continuou: "Eu sei que ele ficará extremamente desapontado e seus soldados sentirão falta de sua presença no Iraque."

Já admitindo como verídica a informação do general, um porta-voz do príncipe disse que ele está "muito desapontado" com a decisão, segundo a rede norte-americana "CNN".

Harry, de 22 anos, seria enviado ao sul do Iraque, em Basra, como chefe de um grupo de 12 soldados em veículos de reconhecimento blindados Scimitar.

Ele se graduou na prestigiosa Academia Militar Real de Sandhurst. Seu irmão mais velho, William, também um oficial militar, não é elegível para os combates de guerra por ser o segundo na linha sucessória do trono britânico. Vai ou não vai?

A ida de Harry ao Iraque se tornou uma obsessão da mídia britânica nos últimos meses. Diferentes comandantes do Exército britânico e órgãos de imprensa já deram versões diferentes sobre sua participação -ou a desistência dela- na guerra do Iraque.

O que torna mais crível essa notícia divulgada hoje pela "BBC" é o fato de a informação vir de um graduado comandante do Exército.

Até agora o Ministério da Defesa não confirmou a informação. Mas agendou ainda para hoje uma entrevista para falar sobre o assunto. A expectativa é pela confirmação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]