• Carregando...
Centenas de pessoas veem o ônibus espacial Atlantis, em Cabo Canaveral, Flórida | Chip Somodevilla/AFP
Centenas de pessoas veem o ônibus espacial Atlantis, em Cabo Canaveral, Flórida| Foto: Chip Somodevilla/AFP

Cabo Canaveral - O lançamento da espaçonave Atlantis, programado para ho­­je, marcará a última missão do programa de 30 anos de ônibus es­­paciais dos Estados Unidos, que permitiu a construção da Es­­ta­­ção Espacial Internacional (ISS). A missão vai durar 12 dias e a estimativa é que o lançamen­­to número 135 do programa se­­­­rá assistido por 1 milhão de pessoas.

O ônibus espacial está programado para decolar do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, às 11h26 (12h26 de Brasília). A missão conhecida como STS-135 tem como finalidade transportar a maior quantidade possível de provisões à ISS.

No ano passado, a estação espacial teve sua utilização prolongada até 2020. Atlantis é o quarto ônibus espacial construído pelos Estados Unidos. Teve seu batismo espacial no dia 3 de outubro de 1985 e, ao regressar à Terra depois da missão derradeira, terá realizado 33 voos – 14 deles à ISS – e será transferido para um museu. Quatro astronautas americanos viajarão no Atlantis. As triúlações costumam ter sete integrantes.

O fim do programa de ônibus espaciais é um golpe para a economia local. Cerca de 8 mil em­­pregos diretos e 20 mil indiretos vão desaparecer na região.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]