• Carregando...
James Holmes, em sua primeira audiência após ter matado 12 pessoas em cinema no Colorado | RJ Sangosti/Reuters
James Holmes, em sua primeira audiência após ter matado 12 pessoas em cinema no Colorado| Foto: RJ Sangosti/Reuters

Família

Mãe de acusado afirma que não suspeitava do filho

AFP

A mãe de James Holmes, que atirou e matou 12 pessoas na estreia do último filme do Batman, negou ontem qualquer suspeita sobre o filho, rejeitando informações da imprensa neste sentido.

O canal de televisão ABC News revelou que Alene Holmes admitiu "que seu filho poderia estar envolvido" no tiroteio, ao ser informada do ataque na manhã de sexta-feira. Segundo Alene Holmes, um repórter da ABC lhe perguntou se seu filho era James Holmes e se vivia em Aurora, Colorado. "Eu respondi: ‘Sim, é a pessoa certa’, mas estava falando de mim" e ainda não sabia do ataque. "Uma coisa desta dimensão deve ser tratada em um tribunal, na justiça, e não nos meios de comunicação", disse Alene Holmes por intermédio de sua advogada, Lisa Damiani, de San Diego.

  • Expressões de Holmes no tribunal levantou suspeita de ele estar sob o efeito de medicação

As famílias das 12 pessoas mortas a tiro em um cinema no Colorado, Estados Unidos, serão ouvidas sobre a possibilidade de a promotoria pedir a pena de morte de James Holmes, 24 anos, acusado de ter feito os disparos, que deixaram ainda 59 feridos.

O jovem atacou a plateia­­ durante uma sessão de Bat­­man, o cavaleiro das trevas ressurge no dia 20, em Aurora, na região de Denver.

James Holmes compareceu ontem pela primeira vez diante de um juiz para os pro­­cedimentos legais que podem culminar na sua condenação à pena de morte. Ele sentou-se no tribunal sem barbear-se, com o cabelo alaranjado e vestindo macacão bordô. Demonstrou pouca reação, olhando para o chão ou fechando os olhos.

Foi levantada a hipóte­­se de que ele estivesse sob medicação, mas não foi confirmada.

Holmes é mantido em solitária desde a madrugada de sexta, quando foi detido após atirar na plateia que assistia a Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge.

Ele ainda não foi acusado formalmente. Ontem, foi feito o mecanismo chamado "advisement", sem um equivalente no sistema penal brasileiro.

"Nessa primeira aparição, são informados os direitos, as suspeitas, por que ele está sendo mantido em detenção", disse Casimir Spencer, porta-voz da corte do condado de Arapahoe, responsável por esse caso.

A acusação formal deve ser feita na próxima segunda-feira. Ele deve ser julgado por homicídio em primeiro grau (doloso e premeditado), o equivalente ao homicídio qualificado, no Brasil.

Após a acusação, deve haver audiências preliminares, para a exposição dos fatos, para só então Holmes se declarar inocente ou culpado.

A promotora terá, a partir desse momento, 60 dias para decidir se pedirá a pena de morte. Essa decisão será tomada após a ela reunir-se com os familiares das vítimas.

A estimativa da promotoria é que o julgamento, por júri popular, pode demorar até um ano para começar, cumpridas as etapas – que variam, nos EUA, de estado para estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]