Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
França

Agricultores franceses se somam a protestos de colegas de outros países europeus

Produtores rurais da região da Occitânia protestam na cidade de Toulouse, em 16 de janeiro. (Foto: Guillaume Horcajuelo/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

Os agricultores franceses decidiram se juntar aos protestos dos seus colegas de outros países europeus, como Alemanha, Holanda, Polônia e Romênia. Desde a tarde de quinta-feira, grupos de agricultores bloquearam a autoestrada A64 entre Toulouse e Tarbes, e as estradas RN124 e RN20, ambas no sul do país, esta última muito perto da fronteira com Andorra e Espanha.

“Queremos que nos ouçam. Temos exigências, mas por enquanto as coisas não andam. Ficaremos aqui até que comecem a andar”, disse à emissora BFM um dos agricultores que bloqueava a autoestrada. O principal sindicato agrícola da França, o FNSEA, está analisando a convocação de um grande protesto nacional nas próximas semanas. O atraso na entrega de algumas ajudas públicas, o previsto fim do subsídio ao diesel agrícola, a implementação de novas normas ambientais e os preços impostos pelas indústrias agroalimentares são as principais queixas.

O governo não demorou a reagir e o presidente Emmanuel Macron pediu na sexta-feira aos prefeitos que se reunissem a partir deste fim de semana com agricultores e pecuaristas para ouvir as suas reivindicações. Além disso, o ministro da Agricultura, Marc Fesneau, se deslocaria esta tarde ao departamento rural de Cher (centro) para visitar uma fazenda leiteira e depois participar de uma reunião com representantes dos sindicatos agrícolas para discutir, sobretudo, uma das reivindicações do setor, a da simplificação administrativa.

VEJA TAMBÉM:

Por sua vez, o primeiro-ministro Gabriel Attal se reunirá na segunda-feira com o presidente do FNSEA, Arnaud Rousseau, conforme anunciado por este último na rede social X. “O cansaço que os agricultores manifestaram durante meses está se transformando em raiva em toda a França. As palavras já não são suficientes”, acrescentou Rousseau na sua mensagem.

O objetivo do governo é evitar imagens de tratores bloqueando ruas e autoestradas, como acontece há mais de uma semana, e que a oposição tire vantagem política de uma possível crise. O candidato do Reagrupamento Nacional (RN, de direita), Jordan Bardella, cabeça da lista do partido nas eleições europeias de 9 de junho, para as quais lidera as sondagens, também visitará uma fazenda hoje e se reunirá com representantes dos agricultores do departamento de Gironde (oeste), em uma tentativa de tirar vantagem do descontentamento do setor.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.