• Carregando...
Mudanças |
Mudanças| Foto:

Caracas – A mais antiga estação privada de televisão da Venezuela, e a única de oposição com alcance nacional, saiu do ar nos primeiros minutos de ontem e foi substituída por um novo canal estatal.

A Rádio Caracas Television, RCTV, não teve sua concessão de transmissão renovada pelo governo do presidente Hugo Chávez por acusação de estar sendo usada para atividades "subversivas". Centenas de estudantes universitários venezuelanos protestaram contra a medida de Chávez. O protesto foi pacífico durante a manhã, mas a partir do meio dia degenerou em pancadaria entre a polícia e os manifestantes.

Efetivos da Guarda Nacional e da Polícia Metropolitana de Caracas lançaram bombas de gás lacrimogêneo e dispararam balas de plástico para dispersar os estudantes, quando os protestos contra o fechamento da emissora tomaram conta da praça Brión, em Chacaito. A concentração também reuniu jornalistas e artistas. Dois estudantes ficaram feridos pelas balas de plástico e um terceiro por uma bomba de gás lacrimogêneo.

Segundo a Guarda Nacional, foi necessário atuar com rigor quando estudantes lançaram pedras contra policiais.

O novo canal, TVes, deu início a suas transmissões ontem com artistas cantando músicas pró-Chávez, e passou a mostrar um programa de ginástica seguido por outro de entrevistas, intermeados com propaganda governamental proclamando que "Agora a Venezuela pertence a todos".

Milhares de partidários do governo festejaram nas ruas quando ocorreu a mudança, vendo em grandes telões o sinal da RCTV ficar preto e então surgir a logomarca da TVes com as cores nacionais venezuelanas.

Os manifestantes disparavam fogos de artifício e dançavam ao som da clássica salsa "Todo tiene su final" – ou "Tudo chega ao fim".

Dentro dos estúdios da RCTV, atores e comediantes se abraçavam e choravam nos últimos minutos no ar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]