• Carregando...
Com Alexander Dvornikov (ao centro), Rússia espera melhorar a coordenação entre os diferentes grupos de tropas na Ucrânia
Com Alexander Dvornikov (ao centro), Rússia espera melhorar a coordenação entre os diferentes grupos de tropas na Ucrânia| Foto: Wikimedia Commons

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, substituiu o comandante das operações militares do país na guerra da Ucrânia. Segundo informações da BBC, as tropas agora serão comandadas pelo general Alexander Dvornikov, que liderou operações na guerra da Síria entre 2015 e 2016.

De acordo com fontes russas ouvidas pela BBC, a expectativa é que o novo comandante melhore a coordenação entre os diferentes grupos de tropas na Ucrânia. “Este comandante tem extensa experiência em operações na Síria. Portanto, esperamos que o comando e controle geral melhorem”, comentou uma das fontes.

O objetivo é corrigir erros na operação na Ucrânia – esta semana, o Kremlin admitiu “perdas significativas” na guerra, e no final de março, as tropas russas se retiraram da região de Kiev após semanas de investidas sem sucesso sobre a capital. A justificativa oficial foi que os esforços de guerra seriam concentrados no leste ucraniano.

Uma fonte ouvida pela BBC informou que também há uma motivação política na troca, já que Putin planeja declarar vitória na Ucrânia até 9 de maio, dia em que a Rússia comemora o triunfo sobre a Alemanha na Grande Guerra Patriótica, como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial.

A intervenção russa foi decisiva para uma virada do ditador Bashar al-Assad na guerra civil na Síria. A ong Human Rights Watch apontou em relatório em 2018 que a Rússia, o Irã e o governo sírio promoveram “ataques deliberados e indiscriminados contra civis e contra instalações civis, impediram acesso de ajuda humanitária, fizeram uso da fome como tática de guerra e provocaram o deslocamento forçado de sírios, em violação ao direito internacional”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]