• Carregando...
Papa Francisco precisou esperar uma hora para cumprir agenda com presidente russo Vladimir Putin | RIA NOVOSTI/REUTERS
Papa Francisco precisou esperar uma hora para cumprir agenda com presidente russo Vladimir Putin| Foto: RIA NOVOSTI/REUTERS

Caso a sua fama de “atrasado” não fosse conhecida há um bom tempo, muitos classificariam como excepcional o fato de o presidente russo Vladimir Putin ter deixado o papa Francisco esperando uma hora antes do encontro da última quarta-feira (10), no Vaticano.

O fato é que pontualidade está longe de ser o ponto forte do comandante do Kremlin, conforme mostra reportagem do jornal britânico “The Guardian”.

Putin costuma deixar jornalistas esperando por várias horas antes de algumas entrevistas individuais. Com líderes mundiais, não é diferente -- o que varia é o tempo de espera. Até uma hora de atraso significa certo“respeito” à pessoa que está esperando, diz o jornal.

“Nunca cometi erros”, diz Putin

Em entrevista ao “Corriere della Sera”, presidente russo também falou sobre confronto na Ucrânia e relação com países europeus

Leia a matéria completa

Em 2003, o recém-empossado Putin deixou a rainha Elizabeth II, do Reino Unido (símbolo da pontualidade), esperando 14 minutos. O próprio papa, em seu primeiro encontro com o russo, precisou aguardar 50 minutos, mais ou menos o mesmo período médio que comandatários europeus aguardam a chegada do russo.

John Kerry, secretário de Estado norte-americano, aguardou mais: três horas. Já o presidente deposto da Ucrânia -- país com relações tensas com o Kremlin -- precisou esperar quatro horas em uma ocasião.

Em 2002, o russo fez os pais de uma criança morta em um acidente aéreo aguardarem duas horas até a sua chegada ao cemitério.

Papa Francisco se reunirá com homossexuais durante visita ao Paraguai

Ativista que representará comunidade LGBT no país considera convite “um gesto histórico”

Leia a matéria completa
Premeditado

Apesar da fama de atrasado, Putin costuma comparecer pontualmente a entrevistas coletivas e determinados eventos, o que leva alguns a avaliarem o ato de atrasar como uma estratégia psicológica para elevar sua postura de poder.

Se esta análise é verdadeira ou não é difícil precisar. O fato é que até a sua ex-esposa precisava esperá-lo. “Eu nunca me atrasava, mas ele sempre. 15 minutos está OK, mas depois de uma hora de espera você começa a chorar”, disse à reportagem Lyudmila Putina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]