• Carregando...

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, telefonou nesta sexta-feira (28) para o presidente norte-americano, Barack Obama, para discutir uma proposta diplomática dos Estados Unidos para a Ucrânia, informou a Casa Branca.

Obama, que nesta sexta fez escala na Arábia Saudita após sua viagem europeia, pediu ao presidente russo para retirar suas tropas das fronteiras com a Ucrânia e a não "violar ainda mais a integridade territorial" do país.

Os líderes falaram ainda sobre a proposta que o secretário de Estado americano, John Kerry, fez nesta semana a seu colega russo, Serguei Lavrov, durante sua reunião em Haia.

Obama sugeriu que a Rússia faça uma proposta concreta por escrito e ambos presidentes decidiram que Kerry e Lavrov se reunirão para discutir os próximos passos.

O presidente norte-americano declarou que o governo da Ucrânia segue adotando um enfoque sóbrio e de diminuição progressiva das tensões, ao mesmo tempo em que avança com sua reforma constitucional e as próximas eleições democráticas.

Obama tem buscado apoio russo para uma solução diplomática em que monitores internacionais garantiriam que os russos da região da Crimeia fossem protegidos e que as tropas russas voltassem para suas bases.

"O presidente Obama destacou ao presidente Putin que os Estados Unidos continuam a apoiar um caminho diplomático em estreita colaboração com o governo da Ucrânia e em apoio ao povo ucraniano", disse a Casa Branca.

Segundo o comunicado, Obama ressaltou que isto "só será possível se a Rússia retirar suas tropas e não tomar nenhuma medida para violar ainda mais a integridade territorial e a soberania da Ucrânia".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]