• Carregando...

Pyongyang – A Coréia do Norte auxilia o Irã a preparar um teste nuclear subterrâneo similar ao que foi realizado por Pyongyang em 9 de outubro do ano passado, informou ontem o jornal britânico The Daily Telegraph, que cita fontes européias da Defesa.

De acordo com o jornal, os dois países teriam selado um acordo que prevê que a Coréia do Norte forneça a cientistas iranianos as informações recolhidas após o teste feito em outubro.

Pyongyang detonou uma crise diplomática que culminou com uma resolução do Conselho de Segurança (CS) da ONU para punir o país por seu programa nuclear após anunciar a realização do teste que, segundo autoridades norte-coreanas, foi "bem-sucedido".

Segundo o Telegraph, a Coréia do Norte convidou uma equipe de especialistas iranianos para uma visita em que estudarão os resultados do teste feito por Pyongyang, o que ajudaria o Irã a realizar seu próprio teste nuclear, o que possivelmente aconteceria no fim deste ano.

Em outubro, após a realização do teste norte-coreano, houve relatos não-confirmados da presença de uma equipe iraniana no local. Autoridades militares do Irã costumam visitar a Coréia do Norte para participar de testes com mísseis. Aparentemente, a colaboração entre os dois países foi estendida e agora envolve também questões nucleares.

Segundo o jornal, autoridades militares ocidentais temem que a superioridade tecnológica norte-coreana permita que o Irã acelere a construção de sua própria arma nuclear.

De acordo com o Telegraph, as atividades nas instalações nucleares iranianas foram intensificadas desde o início de 2007, e indicam que o Irã se prepara para realizar um teste.

"Eixo do mal"

A divulgação da cooperação nuclear entre Coréia do Norte e Irã ocorre enquanto cresce o impasse entre Teerã e os países ocidentais devido a seu programa nuclear. Os dois países foram denominados por Bush como parte do "eixo do mal".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]