• Carregando...
Mariupol (Ukraine), 19/03/2022.- A handout satellite image made available by Maxar Technologies shows the aftermath of the airstrike on the Mariupol Drama Theater in Mariupol, Ukraine, 19 March 2022. The besieged southern port city of Mariupol has seen Russian bombardments for over two weeks. (Rusia, Ucrania) EFE/EPA/MAXAR TECHNOLOGIES HANDOUT — MANDATORY CREDIT: SATELLITE IMAGE 2022 MAXAR TECHNOLOGIES — THE WATERMARK MAY NOT BE REMOVED/CROPPED — HANDOUT EDITORIAL USE ONLY/NO SALES
Imagem de satélite de Mariupol, cidade portuária da Ucrânia| Foto: EFE/EPA/MAXAR TECHNOLOGIES HANDOUT

Desde o início da invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro, algumas cidades-chave do país têm despontado no noticiário. Além da capital, Kiev, que resiste às investidas russas em meio a ataques a bases militares e centros comerciais, a cidade de Mariupol ganhou destaque como o município que foi mais intensamente bombardeado e afetado pela guerra, a ponto de o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, denunciar que seus habitantes vivem em condições desumanas: sem comida, água ou qualquer tipo de abastecimento.

Outras regiões da Ucrânia, contudo, estão na mira do presidente russo, Vladimir Putin, seja por sua localização próxima às entradas marítimas para o país e para outras cidades relevantes (algumas às portas da OTAN) ou por sua relevância econômica. Veja, abaixo, uma lista das principais cidades:

Kiev

Ano de fundação: século V

Tamanho: 839 km²

População: 2,9 milhões

Valor estratégico: conhecida por suas belas cúpulas douradas e mosteiros, Kiev é a capital da Ucrânia desde 1991, quando o país se tornou independente da União Soviética. Além de ser a sede do governo ucraniano, é alvo da obsessão de Vladimir Putin por ter sido o berço do império medieval da Rus de Kievan, o gigantesco território que deu origem à Rússia, à Ucrânia e à Belarus. Foi o palco da revolução pró-Ocidente de 2014 que culminou na separação da Crimeia.

Kharkiv

Ano de fundação: 1654

Tamanho: 350 km²

População: 1,4 milhão

Valor estratégico: predominantemente de língua russa e localizada a apenas 40 quilômetros da fronteira, a segunda maior cidade da Ucrânia é um importante centro de tecnologia, arte, cultura e comércio. Desde 2014, tornou-se o lar de centenas de milhares de pessoas que fugiam dos conflitos entre forças do governo e rebeldes apoiados pela Rússia na região leste de Donbass. Acredita-se que, ao tentar tomar o controle da cidade, o Kremlin pode ter avaliado que haveria pouca resistência por causa da população supostamente mais simpática a Moscou: muitos moradores têm família ou fazem negócios do outro lado da fronteira.

Mariupol

Ano de fundação: século X

Tamanho: 244 km²

População: 449 mil

Valor estratégico: trata-se da maior cidade portuária da Ucrânia, às portas do Mar de Azov. Brevemente ocupada pelos separatistas na revolta de 2014, Mariupol é um ponto extremamente importante para o país por uma série de motivos: primeiro, porque favorece a criação de um corredor terrestre entre a Crimeia e o Donbass. Além disso, se o município for dominado, a Rússia terá o controle total de mais de 80% da costa ucraniana do Mar Negro, podendo interromper o comércio marítimo. Mariupol é também um importante centro de exportação de ferro, aço, carvão e milho. Por fim, é o lar do Batalhão de Azov, grupo neonazista que Putin alegou estar combatendo em sua invasão. A tomada da cidade seria, portanto, uma importante propaganda para o Kremlin.

Kherson

Ano de fundação: 1778

Tamanho: 135,7 km²

População: 287 mil

Valor estratégico: às margens do rio Dnieper, a cidade de Kherson é outro porto estratégico que facilita o acesso à península da Crimeia: sua queda abriria o caminho para a cidade de Odessa à oeste, que tem uma população majoritariamente de língua russa, e para as fronteiras com a Romênia e a Moldávia, membros da OTAN. No passado, Kherson já foi a base da frota russa no Mar Negro. Hoje, é sede de uma importante indústria de construção naval e abriga um dos centros econômicos mais importantes do país.

Lviv

Ano de fundação: 1256

Tamanho: 182 km²

População: 730 mil

Valor estratégico: a região de Lviv é uma rota crucial de fornecimento de armas para os militares ucranianos, sendo um importante ponto de resistência a frustrar os planos de Moscou de realizar uma invasão relâmpago. Depois que a Rússia bloqueou as passagens marítimas ao sul do país, as vias de abastecimento do oeste da Ucrânia tornaram-se ainda mais importantes. Além disso, Lviv tornou-se um porto seguro para os ucranianos que fogem de outras partes do país devastadas pela guerra, abrigando mais de 200 mil imigrantes além dos seus 730 mil habitantes. De acordo com o site oficial de turismo do país, Lviv já fez parte da monarquia dos Habsburgo – importante dinastia da Áustria - mas se tornou um reduto da resistência nacional ucraniana durante os tempos soviéticos.

Dnipro

Ano de fundação: 1776

Tamanho: 409 km²

População: 966 mil

Valor estratégico: a quarta maior cidade da Ucrânia é um importante pólo industrial às margens do rio Dnieper, que separa a região leste do país - onde estão concentrados os separatistas pró-Rússia - do restante do território. Dominando a cidade, as tropas russas conseguiriam isolar as forças ucranianas que lutam na região de Donbass ou forçá-las a recuar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]