• Carregando...

Pelo menos oitos pessoas morreram após um helicóptero policial cair sobre um bar na cidade escocesa de Glasgow, informaram autoridades locais neste sábado.

O chefe da polícia da Escócia, Stephen House, afirmou que três dos mortos são os tripulantes do helicóptero (dois agentes e um piloto civil), enquanto os outro cinco estavam dentro do bar.

Ao todo, 32 pessoas foram hospitalizadas e 14 estão em estado grave. Cerca de 120 pessoas estavam dentro do pub na hora da queda.

Em entrevista coletiva, House explicou que os trabalhos de resgate no pub The Clutha continuam. A instável estrutura do bar está sendo escorada para permitir o acesso ao seu interior e o resgate das pessoas presas.

O inspetor chefe, que classificou a operação de "complicada" e "perigosa", disse que foi aberta uma investigação por parte do Ministério Público e do departamento de acidentes aéreos da polícia para determinar as causas da tragédia, que comoveu o Reino Unido no dia de St.Andrew (padroeiro da Escócia).

Devido à tragédia, a prefeitura de Glasgow cancelou os festejos previstos e foi realizado na catedral de St.Andrew uma cerimônia em homenagem às vítimas.

Todas as bandeiras ondeiam a meio mastro na Escócia e os jogadores do Rangers e do Falkirk fizeram um minuto de silêncio antes de começar a partida entre ambas a equipes pela da Copa de Futebol.

A vice-primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, reiterou as "condolências aos afetados" expressadas horas antes pelo primeiro-ministro, Alex Salmond, que qualificou a jornada de "dia negro para a Escócia".

O chefe do governo britânico, David Cameron, enviou seu mais profundo pesar às famílias das vítimas do acidente de helicóptero e agradeceu ao trabalho das ambulâncias e dos bombeiros e a ajuda dos cidadãos.

A rainha Elizabeth II se uniu às demonstrações de solidariedade e assegurou que seus "pensamentos e preces" estão com as vítimas.

A banda de ska Esperanza, que dava um show no local quando ocorreu o acidente e cujos membros saíram ilesos, afirmou em sua página de Facebook que o acidente foi "horrivelmente real" e agradeceu a ajuda dos escoceses e os serviços de emergência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]