• Carregando...
Defensores do líder da oposição do Quênia, Raila Odinga, protestando fora do Supremo tribunal de Nairóbi | SIMON MAINA/AFP
Defensores do líder da oposição do Quênia, Raila Odinga, protestando fora do Supremo tribunal de Nairóbi| Foto: SIMON MAINA/AFP

O Quênia realizará nova eleição presidencial em 17 de outubro, anunciou nesta segunda-feira (4) a comissão eleitoral do país. A disputa será entre o presidente Uhuru Kenyatta e o líder oposicionista Raila Odinga, após a decisão da semana passada da Suprema Corte de anular o resultado do processo eleitoral de 8 de agosto, que havia dado vitória a Kenyatta.  

A nova eleição ocorre em pouco mais de 40 dias, dentro do prazo dado pela Suprema Corte, segundo a qual ela deveria ocorrer em no máximo 60 dias.

Os magistrados tomaram a decisão de anular a primeira votação com o argumento de que a comissão eleitoral cometeu irregularidades e adicionou votos inexistentes na contagem. O presidente criticou duramente os juízes, mas disse que concorrerá de novo.  

Já Odinga pediu que a comissão eleitoral seja desmantelada e que novos funcionários sejam nomeados, para que as eleições sejam justas.

As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]