• Carregando...
Estudo de Charles Darwin inspira letras do gênero “rap nerd” | Reprodução
Estudo de Charles Darwin inspira letras do gênero “rap nerd”| Foto: Reprodução

O rapper canadense Baba Brinkman diz, em uma de suas músicas: "Não vá para a cama com pessoas mesquinhas". Veja essas palavras co­­mo o exemplo máximo de se pensar globalmente e de se agir muito, muito localmente.

Imagine a frase com uma batida hip-hop, acompanhada por rosnados e caras de mau, e você terá The Rap Guide to Evolution (O Guia do Rap para a Evolução), escrito e interpretado por Brinkman.

O show, que acaba de estrear em Nova York, soa como uma palestra sobre Darwin e a seleção natural, disfarçada em discurso retórico sobre gangues e assassinatos em Chi­­cago. É o "rap nerd".

A evolução tem tido muitos defensores proeminentes ao longo dos anos, incluindo o biólogo Richard Dawkins, mas poucos são tão engajados quanto Brinkman.

A bióloga e autora Olivia Judson chamou o show de "uma das mais surpreendentes e brilhantes aulas sobre evolução que eu jamais havia visto".

Brinkman comprou e escutou uma versão em áudio de A Origem das Espécies, o clássico escrito por Charles Darwin (1809-1882), e transferiu o ar­­quivo para um iPod e o escutou de novo até fazer "novas conexões" e compor as letras.

* * * * *

Câmera faz ajuste de foco depois do clique

Com uma inovadora câmera da empresa Lytro, que tem lançamento programado para este ano, fotógrafos terão uma desculpa a menos para terem perdido a foto perfeita. A tecnologia da empresa permite que o foco seja ajustado depois de tirar a foto.

Abrindo uma imagem tirada com a câmera Lytro numa tela de computador, você pode, por exemplo, clicar para trazer pessoas no primeiro plano a uma perfeita definição ou trocar o foco para as montanhas no fundo. Porém a tecnologia da Lytro seria apenas um recurso bacana ou a próxima revolução em câmeras fotográficas?

A equipe fundadora da startup, no Vale do Silício, e investidores que colocaram US$ 50 milhões estão apostando na segunda opção. A tecnologia ganhou elogios de cientistas da computação e dos primeiros usuários do protótipo. O fundador e presidente da Lytro é Ren Ng, de 31 anos. Sua façanha, segundo especialistas, foi pegar projetos de pesquisa dos últimos anos – exigindo talvez cem câmeras digitais conectadas a um supercomputador – e espremer essa tecnologia numa câmera orientada ao mercado consumidor neste ano. Ren explicou o conceito para a Universidade Stanford em 2006, em sua tese de doutorado – que venceu, naquele ano, uma competição mundial de melhor tese de doutorado em ciência da computação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]