• Carregando...

O presidente de Cuba, Raúl Castro, fez neste domingo (29) uma firme defesa do sistema de partido único da ilha frente "ao jogo da demagogia e da mercantilização da política", ao encerrar a 1ª Conferência Nacional do Partido Comunista.

"Renunciar ao princípio de um partido só equivaleria simplesmente a legalizar a partida e os jogos do imperialismo em solo pátrio e sacrificar a arma estratégica da unidade dos cubanos", afirmou o também primeiro-secretário do Partido Comunista de Cuba.

Ele denunciou os adversários de Cuba e até alguns simpatizantes que exigem a volta do sistema político anterior a 1959 sem levar em conta "a história de permanente agressão, bloqueio econômico, ingerência e cerco midiático" que teve de enfrentar a Revolução.

"Exigem de nós, como se o caso fosse de um país em condições normais e não uma praça sitiada, a restauração do modelo multipartidário que existiu em Cuba sob o domínio colonial dos Estados Unidos", acrescentou.

Criticou também os que pensaram, nos últimos meses, que a Conferência Nacional do Partido Comunista de Cuba representaria o "início da desmontagem do sistema político e social conquistado pela revolução".

Bem pelo contrário, o governante ressaltou que o sistema do partido único da ilha tem raízes no Partido Revolucionário Cubano criado pelo herói da independência José Martí "para fomentar a revolução".

Raúl Castro questionou a vigência e a utilidade da chamada democracia representativa "que significa invariavelmente a concentração do poder político na classe que controla a hegemonia econômica e financeira de cada nação onde as maiorias não contam".

Na opinião dele, o melhor exemplo é a democracia dos Estados Unidos, "que tenta se impor como modelo a todo o mundo", onde se alternam democratas e republicanos "defendendo sem grandes diferenças o grande capital ao que ambos são subordinados".

O Partido Comunista de Cuba encerrou neste domingo a 1ª Conferência Nacional de sua história, que ocorre com o propósito de revisar os métodos de trabalho da organização e sua política de quadros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]