• Carregando...

O presidente Raúl Castro manteve a velha guarda revolucionária à frente das Forças Armadas de Cuba, ao nomear como ministro e vice-ministro da Defesa os generais Leopoldo Cintra Frías e Álvaro López Miera, símbolos do "internacionalismo" militar cubano.

Cintra, 70 anos, membro desde 1991 do seleto Birô Político do Partido Comunista, o único do país, foi nomeado no cargo pelo Conselho de Estado (executivo) após proposta de Raúl Castro, segundo um comunicado oficial lido na noite de terça-feira (8) na televisão e publicado nesta quarta-feira (9) pela imprensa.

Seguindo a sucessão na rede de comando das Forças Armadas Revolucionárias (FAR), Cintra ocupa o posto de ministro deixado pelo general Julio Casas, que era vice-presidente cubano e mão direita de Raúl Castro, e que morreu em setembro passado em Havana aos 75 anos de uma parada cardiorrespiratória.

"Polito", como o chama o líder cubano Fidel Castro, se incorporou em 1957, com 16 anos, à guerrilha que o comandante dirigia em Sierra Maestra, e cumpriu uma missão militar na Etiópia em 1978 e três em Angola (1982, 1986 e 1987).

Sob seu comando, os cubanos realizaram em 1987 o combate de Cangamba, e foi também estrategista da decisiva batalha de Cuito Cuanavale, que marcou a vitória definitiva das tropas cubano-angolanas sobre o exército sul-africano.

Como primeiro vice-ministro da Defesa, cargo que Cintra exercia desde 2008, foi designado o general Álvaro López Miera, 68 anos, também membro do Birô Político e do Conselho de Estado, que "continuará" à frente do Estado Maior das FAR, segundo o comunicado oficial.

A nomeação de Cintra e de López, dois veteranos da guerrilha de Fidel Castro, "heróis da República de Cuba", e símbolos do "internacionalismo" militar cubano, o comando das FAR se mantém nas mãos da velha guarda revolucionária.

Surgidas do exército guerrilheiro que levou Fidel Castro ao poder em 1959 e comandadas durante 48 anos por Raúl Castro, as FAR são um pilar da defesa e da preservação do socialismo, já que a ilha viveu meio século em pé de guerra por sua história confrontação com os Estados Unidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]