• Carregando...

Rebeldes marxistas mataram nesta terça-feira 24 militares (três suboficiais e 21 soldados) colombianos enviados para destruir plantações de coca na região de selva no sul da Colômbia, no maior golpe contra o Exército nos últimos três anos, pelo menos.

Um grupamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) atacou os soldados nas proximidades da cidade de Vista Hermosa, no departamento de Meta, de acordo com um porta-voz militar.

Não foram divulgados outros detalhes do incidente. O número de mortos em um único ataque guerrilheiro é o maior desde que o presidente Alvaro Uribe assumiu o poder em 2002 prometendo combater duramente os rebeldes das Farc.

O destacamento dizimado estava fornecendo apoio a outro grupo de soldados que estava destruindo manualmente uma plantação.

A região amazônica no Noroeste colombiano, com baixa densidade demográfica, é amplamente usada pelos guerrilheiros. Em fevereiro deste ano, dois ataques - um em Mutatá e outro em Iscuandé - mataram 33 militares.

Com cerca de 17 mil integrantes, as Farc lutam desde 1964 pelo estabelecimento na Colômbia de um Estado comunista. Boa parte do seu financiamento viria do tráfico de drogas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]