• Carregando...

Forças do governo do Sri Lankacapturaram hoje a capital de fato do grupo separatista Tigres Tâmeis, a cidade de Kilinochchi, no norte do país, aplicando um golpe devastador aos rebeldes que lutam por um Estado independente. No entanto, em um sinal de que os rebeldes mantêm a capacidade de contra-atacar, um suicida supostamente ligado ao grupo detonou uma bomba próximo aos edifícios da força aérea, no centro da cidade de Colombo. Dois pilotos foram mortos, de acordo com o porta-voz da polícia, Ranjith Gunasekara. O suicida, que tinha como alvos as tropas que saíam do trabalho, feriu também 30 pessoas.

O ataque rompeu o clima festivo que havia se espalhado pela capital do Sri Lanka, Colombo, após o presidente do país, Mahinda Rajapaksa, anunciar a captura de Kilinochchi em um discurso transmitido em rede nacional de televisão. Pessoas soltavam fogos de artifício, dançavam nas ruas e agitavam bandeiras do país. "Nossas bravas e heroicas tropas capturaram Kilinochchi, que era considerada o principal bastião do LTTE", afirmou, em referência ao antigo nome do grupo rebelde - Tigres de Libertação do Tâmil Eelam. "Pela última vez, peço que o LTTE baixe as armas e se renda.

Os rebeldes vêm lutando desde 1983 para criar uma nação independente no norte e no leste do país para os tâmeis, que sofreram décadas de marginalização por sucessivos governos controlados pela maioria cingalesa. O conflito já matou mais de 70 mil pessoas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]