• Carregando...

Os recifes de corais do Caribe correm o risco de se transformar em um novo tipo de ecossistema, dominado pelas algas, segundo alerta um estudo publicado esta semana pela revista científica "Nature". A pesquisa, realizada por especialistas em ecologia britânicos e americanos, mostra que os abalos sofridos pelas estruturas de corais nas últimas décadas os tornaram vulneráveis à invasão. Mas outra vítima também está envolvida no problema: os coloridos peixes-papagaio, que funcionam como predadores das algas.

Os peixes-papagaio são presas fáceis das redes de pesca e também costumam ser vistos nos cardápios de restaurantes caribenhos. Com a extinção do ouriço do mar do tipo Diadema antillarum, nos anos 1980, os peixes se tornaram os únicos responsáveis por controlar a expansão das algas. Agora, a combinação da pequena quantidade de peixes-papagaio com outros fatores que tornaram os recifes de coral mais frágeis faz os cientistas temerem pelo pior: se nada for feito, os recifes vão continuar diminuindo nos próximos 50 anos.

- O futuro de alguns dos recifes do Caribe está em jogo e, se continuarmos da maneira como estamos, os recifes vão mudar para sempre. Isso será devastador para o rico ambiente marinho do Caribe, que abriga uma vasta quantidade de espécies, além de ser central para o sustento de milhões de pessoas - disse o autor da pesquisa, Peter Mumby, professor da Universidade de Exeter.

Os pesquisadores, liderados por Mumby, construíram um modelo matemático para analisar os efeitos sobre os recifes de coral de uma série de eventos ocorridos desde os anos 1980, cada um dos quais teve um efeito devastador sobre esses ecossistemas. O primeiro abalo veio com a passagem do furacão "Allen", em 1980.

Pouco depois, em 1983, os corais sofreram as conseqüências da mortandade em massa o ouriço do mar que se alimentam das algas. Além disso, houve ainda o impacto do furacão "Gilbert", que castigou o Caribe em 1988.

Segundo a pesquisa, para recuperar os ecossistemas de recifes, já abalados pelos impactos do aquecimento global, é preciso proteger os peixes-papagaios.

- A boa notícia é que nós podemos dar passos práticos para proteger os peixes-papagaio e ajudar a regeneração dos recifes. Nós recomendamos uma mudança na política para estabelecer controle sobre o uso de redes de pesca, às quais os peixes-papagaio estão particularmente vulneráveis. Nós também pedimos a qualquer um que visite o Caribe e veja os peixes-papagaio nos cardápios de restaurantes para expressar ao gerente sua preocupação - acrescentou Mumby.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]