• Carregando...

O líder do Hamas Khaled Meshaal disse neste domingo que o grupo está nas etapas finais para a reconciliação com os rivais palestinos do Fatah, depois de ter se encontrado com autoridades sauditas na tentativa de reduzir as diferenças entre os grupos palestinos.

"Conseguimos grandes passos em direção à reconciliação", afirmou Meshaal a jornalistas no Ministério do Exterior, durante visita a Riad. "Estamos nas etapas finais agora."

Uma proposta egípcia para promover a paz entre o Hamas e o Fatah, grupo do presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, pede a convocação de eleições presidenciais e legislativas na Faixa de Gaza e na Cisjordânia em junho.

Meshaal afirmou que o Hamas ainda tem algumas coisas para resolver em relação à proposta egípcia.

"Todos concordamos que a assinatura da reconciliação vai ocorrer no Cairo", declarou.

A visita de Meshaal ao Ministério do Exterior saudita foi planejada para ajudar a reconciliação, segundo autoridades sauditas.

"Esperamos que o reino tenha um papel importante, junto com o Egito e outros países árabes, em nos ajudar na reconciliação palestina, na unidade da posição palestina e no estímulo para que os árabes enfrentem o teimoso governo de Israel", disse Meshaal.

O Hamas governa a Faixa de Gaza. A Autoridade Palestina governa a ocupada Cisjordânia. O Hamas não reconhece o direito de Israel a existir e se opõe à tentativa do Fatah de negociar um acordo permanente com os israelenses.

O Hamas não faz parte da Organização pela Libertação da Palestina, fundada em 1964 e reconhecida internacionalmente como corpo representativo dos palestinos.

A viagem de Meshaal ocorreu após uma visita de Estado de Abbas, e o enviado do presidente Barack Obama ao Meio Oriente, George Mitchell, também visitará a Arábia Saudita nos próximos dias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]