• Carregando...

A televisão estatal iraniana anunciou nesta quarta-feira (24) que uma recontagem parcial dos votos na contestada eleição presidencial de 12 de junho confirmou o resultado.

Os resultados oficiais divulgados um dia após a eleição indicaram a vitória esmagadora do presidente Mahmoud Ahmadinejad, mas seu principal rival, Mir Hossein Moussavi, disse que a eleição foi fraudulenta e pediu sua anulação.

A emissora estatal iraniana em língua inglesa Press TV anunciou em manchete: "Irã: recontagem parcial dos votos confirma resultado da eleição". A emissora não deu mais detalhes.

O mais alto órgão legislativo do Irã, o Conselho dos Guardiães, havia dito anteriormente que estaria disposto a recontar 10 por cento dos votos, escolhidos aleatoriamente, mas não ficou claro de imediato se a Press TV estava se referindo a essa recontagem.

No início da semana, um porta-voz do conselho, que precisa aprovar o resultado, voltou a descartar a possibilidade de anulação da eleição, dizendo que não foram constatadas grandes irregularidades.

Na terça-feira, porém, o líder supremo aiatolá Ali Khamenei aprovou um pedido do Conselho de aumentar em dez dias o prazo final para serem recebidas e analisadas queixas sobre a eleição.

Composto de 12 membros -seis clérigos de alto escalão indicados pelo Líder Supremo e seis juristas islâmicos-, o Conselho precisa assegurar que todas as leis obedeçam à lei islâmica da sharia e à Constituição iraniana.

O conselho também faz uma avaliação prévia dos pré-candidatos em eleições presidenciais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]