• Carregando...

O ministro das Relações Exteriores do Japão, Taro Aso, desponta como favorito para ser o próximo ministro do país, mas agora encontra resistência de dois reformistas econômicos.

O ministro japonês de Política Econômica e Fiscal, Kaoru Yosano, um defensor declarado da elevação de impostos para ajeitar as contas deficitárias do país, anunciou hoje que participará da disputa.

Aso, partidário do aumento dos investimentos do governo para dar fôlego à economia japonesa, lidera com folga as pesquisas de opinião sobre quem o público deseja que seja o próximo presidente do Partido Liberal Democrata (PLD).

Pelo fato de o PLD possuir a maior bancada na câmara baixa do Parlamento japonês, o presidente do partido torna-se automaticamente primeiro-ministro. A votação interna está marcada para 22 de setembro.

A expectativa é de que a candidatura do chanceler seja formalizada na próxima segunda-feira.

Mas Taro Aso também enfrenta a resistência de uma geração mais jovem do PLD. O ex-ministro Nobuteru Ishihara, filho do governador de Tóquio, avisou que entrará na disputa se ninguém mais fizer frente a Aso.

Yuriko Koike, uma ex-âncora de televisão, também emerge como possível candidata. Ela conta com o apoio de liberais próximos do ex-primeiro-ministro Junichiro Koizumi. As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]