• Carregando...
reino unido Huawei
Reino Unido não vai banir tecnologia da Huawei de sua rede 5G| Foto: Adrian DENNIS/AFP

O Reino Unido decidiu que não vai banir a companhia chinesa de tecnologia Huawei das redes de conexão 5G que estão sendo construídas no país, apesar do protesto do governo dos Estados Unidos. A tecnologia chinesa, porém, terá papel limitado no Reino Unido, podendo ser utilizada somente em 35% da área periférica da rede 5G. Os equipamentos da Huawei, mais baratos e mais avançados que os ocidentais, não poderão ser usados na estrutura principal da rede e nem em instalações próximas a bases militares e usinas nucleares.

Essas limitações foram impostas para atender às preocupações dos Estados Unidos e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) quanto a uma eventual espionagem do governo chinês por meio dos dados que circularão nas redes 5G se os países permitirem a instalação de equipamentos da Huawei – uma empresa privada, mas que tem fortes laços com o governo chinês e o Partido Comunista da China. O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, chegou a dizer que seu país deixaria de compartilhar informações de segurança com nações que usarem tecnologia chinesa.

O secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, Dominic Raab, disse à Câmara dos Comuns que a decisão de não banir a Huawei da rede 5G do país não afetaria o relacionamento com os EUA para compartilhamento de inteligência. "Nada nesta revisão afeta a capacidade deste país de compartilhar dados de inteligência altamente sensíveis em redes altamente seguras, tanto no Reino Unido quanto em nossos parceiros", disse Raab.

Os Estados Unidos, porém, disseram estar "decepcionados" com a decisão de Londres. Um alto funcionário americano disse à AFP que "não há opção segura para fornecedores não confiáveis controlarem qualquer parte de uma rede 5G".

Segundo a BBC News, três das quatro operadoras de internet do Reino Unido já decidiram usar equipamentos da Huawei em partes não sensíveis de suas redes 5G. A Vodafone e a EE terão que reduzir o percentual de equipamentos chineses usados em suas rede de acesso via rádio para atender ao teto de 35% estipulado pelo governo.

Brasil

O governo de Jair Bolsonaro também está sendo pressionado pelos Estados Unidos a não permitir a participação da Huawei como fornecedora de equipamentos da rede 5G no Brasil. Por aqui, a implementação do 5G, prevista inicialmente para este ano, vai ficar para 2021 ou 2022.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]