• Carregando...
O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Boris Johnson, fala durante uma conferência de imprensa virtual dentro da 10 Downing Street, no centro de Londres, em 31 de outubro de 2020 para anunciar novas restrições de bloqueio. Imagem ilustrativa.
O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Boris Johnson, fala durante uma conferência de imprensa virtual dentro da 10 Downing Street, no centro de Londres, em 31 de outubro de 2020 para anunciar novas restrições de bloqueio. Imagem ilustrativa.| Foto: Alberto Pezzali / POOL / AFP

A 23 dias do fim do ano, quando vence o chamado período de transição do Brexit, Reino Unido e União Europeia chegaram na manhã desta terça-feira (8), a um acordo preliminar para vigorar a partir de 2021.

De acordo com comunicado conjunto divulgado nesta terça, o entendimento abrange "todas as questões", mas não são fornecidos muitos detalhes. "Um acordo preliminar foi alcançado nas seguintes áreas: postos de controle fronteiriço, fornecimento de medicamentos e carnes, adoção de auxílio estatal", diz o texto.

Sobre a questão da fronteira entre as Irlandas, o documento enfatiza que "garantir que o Acordo de Retirada, em particular o Protocolo sobre a Irlanda e a Irlanda do Norte, esteja totalmente operacional no final do período de transição, ou seja a partir de 1.º de janeiro de 2021, é essencial". "O Protocolo protege o Acordo da Sexta-feira Santa (Belfast) em todas as suas dimensões, mantendo a paz, estabilidade e prosperidade na ilha da Irlanda."

De acordo com o texto, este acordo preliminar e os projetos de texto resultantes dele ficarão sujeitos aos "respectivos procedimentos internos na UE e no Reino Unido". "Uma vez feito isso, uma quinta reunião regular do Comitê Conjunto UE-Reino Unido será convocada para adotá-los formalmente. Isso acontecerá nos próximos dias e antes do final do ano", diz o documento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]