• Carregando...
Reforço militar do Reino Unido
Militar ucraniano opera sistema de mísseis antitanque britânico NLAW na base militar de Yavoriv. Equipamento passou a ser fornecido pelo Reino Unido em 18 de janeiro, em meio à tensão com a Rússia.| Foto: Markiian Lyseiko/EFE

O Reino Unido deve oferecer à Otan um grande esquema militar para "fortalecer as fronteiras da Europa diante da hostilidade da Rússia", antecipou o governo britânico neste sábado (29). A informação é de que o primeiro-ministro, Boris Johnson, apresentará "a maior oferta possível" para acrescentar caças, navios de guerra e especialistas militares do Exército britânico às operações da aliança.

"Ordenei que as nossas Forças Armadas se preparem para se deslocar para a Europa na próxima semana, para garantir que estamos prontos para apoiar os nossos aliados da Otan por terra, mar e ar", disse Johnson.

Os planos de Londres incluem a duplicação do número de tropas atualmente mantidas na região e o envio de mais armamento defensivo para a Ucrânia (que começou a ser mandado em 18 de janeiro). O Reino Unido tem hoje mais de 900 militares na Estônia, mais de cem na Ucrânia e 150 na Polônia. Os novos recursos agora fornecidos pelos militares britânicos deverão servir para "reforçar as defesas da Otan" e "sustentar o apoio aos parceiros nórdicos e bálticos", descreveu o governo.

Johnson argumentou que "a Ucrânia deve ser livre para decidir o seu futuro", mas avaliou que se o presidente russo, Vladimir Putin, "escolher um caminho de derramamento de sangue e destruição, será uma tragédia para a Europa". "Este pacote enviará uma mensagem clara ao Kremlin: não toleraremos as atividades desestabilizadoras e estaremos sempre ao lado dos nossos aliados da Otan para enfrentar a hostilidade da Rússia", acrescentou o premiê.

Representantes do governo britânico irão a Bruxelas nos próximos dias para finalizar, junto à Otan, os detalhes do possível destacamento de tropas, enquanto o governo britânico discutirá as opções militares sobre a mesa na segunda-feira (31). O primeiro-ministro britânico planeja conversar com Putin por telefone nos próximos dias e também fazer uma visita à região; os detalhes não foram anunciados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]