• Carregando...

O Congresso dos EUA divulgou relatório em que adverte para uma forte penetração do narcotráfico na Venezuela. O documento foi revelado pelo jornal espanhol El País. De acordo com o relatório parlamentar, houve um aumento de exportação de drogas, que teria quadruplicado, e de cumplicidade no negócio entre altos funcionários civis e militares do governo, que colaborariam e protegeriam a guerrilha e as organizações criminosas colombianas. O documento também descreve o nascimento de um "narcoestado" na Venezuela.

O relatório diz que o país se tornou o principal centro de distribuição de cocaína produzida na Colômbia e o maior porto de embarque da droga com destino, especialmente, aos mercados norte-americano e espanhol. "Um alto nível de corrupção dentro do governo venezuelano, do Exército e de outras forças de ordem e de segurança, contribuíram para a criação deste clima de permissividade", acusa o relatório.

O senador republicano Richard Lugar, da Comissão de Relações Exteriores do Senado, encarregada da elaboração do documento, afirmou que "as descobertas deste informe aumentam a preocupação de que a rejeição da Venezuela em colaborar com os EUA nas investigações sobre o narcotráfico se devem à corrupção existente no governo".

De acordo com o relatório, de 2004 a 2007, a quantidade de cocaína produzida na Colômbia e exportada a partir da Venezuela passou de 60 toneladas por ano a 260.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]