• Carregando...

O Papa Bento XVI disse nesta segunda-feira que ninguém tem o direito de usar a religião para justificar o terrorismo, e propôs um maior diálogo inter-religioso para evitar que o ciclo de ódio e vingança contamine as futuras gerações.

As declarações constam de uma mensagem a líderes religiosos de todo o mundo reunidos em Assis, cidade natal de são Francisco, na Itália. O evento marca o 20o. aniversário de um encontro inter-religioso promovido pelo antecessor de Bento XVI, João Paulo II.

"É ilícito para qualquer um usar diferenças religiosas como razão ou desculpa para a violência contra outros seres humanos", disse o Papa no texto.

A uma semana do quinto aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos, o Pontífice não fez nenhuma menção específica ao Islã. Mas a referência ao ataque cometido por membros da Al-Qaeda era clara. Bento XVI afirmou que o novo milênio começou com "cenários de terrorismo que nem começaram a se apagar".

O Papa, que já fez apelos específicos a líderes muçulmanos contra o terror, disse que os dirigentes religiosos têm o dever de elaborar uma "pedagogia da paz", que ensine aos jovens o valor do diálogo entre as diferentes culturas e religiões.

"Nunca antes tivemos tanto a necessidade dessa educação quanto agora, especialmente se olharmos para as novas gerações. Tantos jovens em áreas marcadas pelo conflito aprendem sentimentos de ódio e vingança, em contextos ideológicos onde as sementes de antigos rancores são cultivadas e as psiques são preparadas para a futura violência".

No sábado, a Al-Qaeda conclamou o presidente dos EUA, George W. Bush, e todos os não-muçulmanos, especialmente norte-americanos, a se converterem ao Islã e abandonarem suas práticas "equivocadas". Do contrário, disse o grupo, haverá conseqüências.

O alerta foi feito em um site por um orador identificado como Adam Yahiye Gadahn - um muçulmano convertido, que estaria envolvido numa campanha de propaganda para a Al-Qaeda.

Um dos principais participantes da reunião de Assis foi Ahmed al-Tayyeb, reitor da universidade Al-Azhar, do Cairo, centro histórico do conhecimento do Islã sunita. Al-Tayyeb é considerado um dos líderes mais influentes do mundo muçulmano.

Ele lamentou que muitas vezes as vozes dos líderes religiosos em prol do diálogo pareçam "gritos no deserto". A reunião de Assis foi promovida pela ordem franciscana e pela Comunidade de São Egídio, um grupo pacifista internacional com sede em Roma.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]