• Carregando...
Jornal argentino La Nacion traz a notícia “Agitação no Brasil: o ‘superministro’ Moro renunciou com duas acusações contra Bolsonaro”
Jornal argentino La Nacion traz a notícia “Agitação no Brasil: o ‘superministro’ Moro renunciou com duas acusações contra Bolsonaro”| Foto: Reprodução/Jornal La Nacion

A renúncia do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, nesta sexta-feira (24) gerou repercussões além das fronteiras do Brasil, com muitos jornais internacionais falando sobre a crise interna que atravessa o governo do presidente Jair Bolsonaro.

O jornal britânico The Guardian salientou a importância que o ministro tinha dentro do governo de Bolsonaro, chamando Moro de "celebridade" e "herói" para a direita brasileira. A reportagem também destaca o potencial prejuízo que a saída do ministro deve causar para o presidente brasileiro perante sua própria base de apoio, o que poderia levar até mesmo ao impeachment, segundo análise de uma fonte consultada.

O Wall Street Journal, nos Estados Unidos, trouxe a notícia da renúncia de Moro como destaque no bloco internacional do site, e enfatizou que esta é a segunda perda do gabinete ministerial de Bolsonaro em uma semana, referindo-se à saída de Luiz Henrique Mandetta do ministério da Saúde na semana passada.

O New York Times disse que a renúncia de Moro desencadeou um alvoroço político no Brasil. Uma das fontes ouvidas pelo jornal, a diretora do Instituto Igarapé, Ilona Szabó, disse que a decisão do presidente Bolsonaro de trocar o comando da Polícia Federal é um "golpe contra a democracia porque a autonomia da polícia federal é uma base essencial para a governança democrática".

A rede britânica BBC informou que Moro fez um discurso condenador, acusando Bolsonaro de interferir nos esforços da Polícia Federal na luta contra a corrupção. O francês Le Figaro disse que Moro saiu devido à "interferência política" do presidente Bolsonaro em questões judiciais e que sua renúncia causou um panelaços em muitas cidades brasileiras.

Na Argentina, o jornal Clarín enfatizou, em sua chamada para a notícia, o impacto que a renúncia de Moro teve no aumento do valor do dólar e na queda das ações na bolsa de São Paulo. O La Nacion disse que a saída do ministro foi um duro golpe para Bolsonaro. O Infobae, site de notícias sobre a América Latina, trouxe a informação como manchete no início da tarde desta sexta-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]