• Carregando...
Um homem recebe a vacina contra Covid-19 em um dia de vacinação contra Covid-19, em 2 de junho de 2021 em Caracas (Venezuela).
Um homem recebe a vacina contra Covid-19 em um dia de vacinação contra Covid-19, em 2 de junho de 2021 em Caracas (Venezuela).| Foto: Miguel Gutiérrez/EFE

O representante do governo Juan Guaidó no exterior, o venezuelano Julio Borges, solicitou nesta sexta-feira (11), após o G7 ter anunciado que iria doar 1 bilhão de doses de vacinas contra a Covid-19, que a Venezuela fosse incluída entre os países beneficiários da doação.

"Diante do importante anúncio dos dirigentes do G7 sobre a distribuição de 1 bilhão de vacinas contra a Covid-19 para os países em desenvolvimento (...), aproveitamos para solicitar respeitosamente que a Venezuela seja levada em conta", disse Borges em nota.

Borges insistiu que "a Venezuela precisa urgentemente de vacinas; neste momento tem uma das piores taxas de vacinação do mundo".

"Atualmente, apenas 2% dos venezuelanos já foram vacinados, quando em média na América Latina 20% da população já foi imunizada", disse ele.

No entanto, a vice-presidente de Nicolás Maduro da Venezuela, Delcy Rodríguez, disse recentemente que "cerca de 11% dos venezuelanos foram vacinados contra a Covid-19" - cerca de 3,3 milhões de pessoas -, embora não tenha detalhado quantos cidadãos receberam uma única dose e quantos completaram a imunização.

Para a imunização de 11% da população, são necessárias 6,6 milhões de doses, uma vez que tanto a Sputnik V, de origem russa, quanto o chinesa VeroCell, do laboratório Sinopharm - que são os que a Venezuela recebeu -, são de dupla aplicação.

No entanto, o governo informou apenas a chegada de 2,73 milhões de doses divididas em nove remessas - sete da Rússia e duas da China -, por isso não se sabe quando foram recebidas as 570 mil que faltam para completar metade da imunização de 3,3 milhões de pessoas, equivalente aos 11% referidos por Delcy Rodríguez.

O governo espera receber em julho as vacinas do mecanismo Covax. Além disso, na semana passada, o país assinou acordo com a farmacêutica russa Gerofarm para o embarque de 10 milhões de doses da EpiVacCorona, embora a data de chegada não tenha sido especificada.

Desde o início da pandemia, a Venezuela registrou 247.847 casos e 2.781 mortes por Covid-19.

O governo espera ter 70% da população vacinada até dezembro e, desta forma, conseguir a imunidade de rebanho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]