• Carregando...
O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. | AFP/
O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.| Foto: AFP/

O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte afirmou há pouco que as conversas com o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, foram “lamentáveis”. A pasta acusa a Casa Branca de pressionar unilateralmente o país a abandonar suas armas nucleares.

A declaração de um porta-voz do ministério ocorreu horas depois de Pompeo concluir dois dias de conversações com autoridades norte-coreanas lideradas por Kim Yong Chol, braço direito do ditador Kim Jong-um e vice-presidente do Comitê Central do partido único no país.

LEIA TAMBÉM: Como seria uma Coreia do Norte desnuclearizada, segundo o governo americano

Os norte-coreanos dizem que os Estados Unidos traíram o espírito da reunião do mês passado entre o presidente Donald Trump e Kim Jong-um, fazendo exigências unilaterais sobre a completa, verificável e irreversível desnuclearização da Coreia do Norte, a partir de um acordo assinado por Washington e Pyongyang no mês passado.

Kim Yong Chol diz que o resultado das conversas de acompanhamento foi “muito preocupante”, porque levou a uma “fase perigosa que pode chocar nossa disposição pela desnuclearização, que estava firme”.

Pompeo, por outro lado, garantiu que as negociações foram “produtivas” e disse ter ocorrido progresso em “questões centrais” entre os dois adversários de longa data. O secretário de Estado norte-americano afirmou ainda que os dois países vão realizar em breve conversações sobre a destruição das instalações de testes de motores com mísseis de Pyongyang.

LEIA TAMBÉM: Líder norte-coreano e seu pai usaram passaportes brasileiros para obter vistos

Ele também disse que as autoridades do Pentágono se reunirão com seus colegas norte-coreanos em 12 de julho, na zona desmilitarizada entre as Coreias, para discutir o retorno dos restos mortais de soldados norte-americanos da Guerra da Coreia.

Quando perguntado se chegou mais perto de estabelecer uma linha do tempo para desnuclearizar, Pompeo disse: “Eu não vou entrar em detalhes de nossas conversas, mas passamos muito tempo conversando. E eu acho que fizemos progressos em cada elemento de nossas discussões “.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]