• Carregando...

O republicano Saxby Chambliss, da Geórgia, se reelegeu na terça-feira para o Senado norte-americano com uma vitória confortável no segundo turno, tirando dos democratas a chance de conquistar uma super maioria de 60 assentos que daria ao partido do presidente eleito Barack Obama a chance de praticamente aprovar todas as legislações que quisesse.

Chambliss, que se elegeu pela primeira vez para o Senado em 2002, derrotou o democrata Jim Martin, numa disputa que ganhou importância nacional porque os democratas e seus aliados independentes conquistaram 58 dos 100 assentos do Senado depois das eleições de 4 de novembro.

Um assento de Minnesota segue indefinido, pois a votação será submetida a recontagem porque a diferença entre os candidatos foi muito apertada.

A maioria de 60 assentos daria aos democratas a chance de superar obstáculos de procedimento estabelecidos pelos republicanos, que são minoria no Senado. Tal maioria seria particularmente potente com o presidente democrata Obama, que toma posse em 20 de janeiro.

"Hoje vocês mandaram uma importante mensagem ao mundo, que os valores conservadores da Georgia importam", disse Chambliss, de 65 anos, em seu discurso da vitória.

Martin, ex-parlamentar estadual de 63 anos, agradeceu aos eleitores e disse que a derrota representava "um momento triste".

Chambliss obteve 57,5% dos votos, enquanto Martin recebeu 42,5% da votação, de acordo com dados da secretaria de Estado da Geórgia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]