Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
arte

Restauração de painéis de Cândido Portinari, na ONU, receberá ajuda do BNDES

Painel intalado em 1957 foi presente do governo brasileiro. Trabalho de recuperação da obra será feito no Rio de Janeiro

A restauração dos painéis de Cândido Portinari, intitulados de Guerra e Paz, instalados desde 1957, como presente do governo do Brasil, no saguão do prédio da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, vai receber apoio financeiro de R$ 6,5 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Parte do dinheiro também vai ajudar uma exposição dos painéis após a sua restauração.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (29) pelo BNDES e, segundo a assessoria de imprensa, os recursos não reembolsáveis serão repassados à Associação Cultural Cândido Portinari e são oriundos do fundo cultural da instituição.

O público poderá apreciar as obras de recuperação dos painéis, que serão feitas no Rio de Janeiro, em espaço ainda a ser definido no Palácio Gustavo Capanema ou no Museu Nacional de Belas Artes. A restauração tem previsão de ser concluída em quatro meses. O BNDES ficará responsável ainda pelo armazenamento dos painéis, enquanto durar o processo de modernização do prédio da ONU, previsto para três anos.

A entidade internacional decidiu que seria mais conveniente retirar do edifício as obras de arte representativas de seus países-membros durante o período de reforma, para evitar danos. Além disso, julgou que seria uma oportunidade significativa para que fossem expostas em seus locais de origem, informou a assessoria do BNDES. O prédio da ONU foi construído entre 1947 e 1952.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.