• Carregando...
O presidente dos EUA, Joe Biden,, e seu principal adversário, Donald Trump, durante debate antes das eleições de 2020
O presidente dos EUA, Joe Biden,, e seu principal adversário, Donald Trump, durante debate antes das eleições de 2020| Foto: EFE/EPA/MICHAEL REYNOLDS

Os resultados da “Super Terça”, o principal dia das eleições primárias, revelaram um cenário promissor para os dois principais nomes dos partidos Republicano e Democrata.

O ex-presidente Donald Trump (2017-2021), do Partido Republicano, e o atual presidente dos EUA, Joe Biden, do Partido Democrata, conquistaram grandes vitórias nas disputas desta terça-feira (5).

Joe Biden obteve êxito em todos os estados que disputou. Na Carolina do Norte, projeções da CNN e da Associated Press (AP) garantiram a vitória do atual presidente nas primárias democratas locais.

Em Vermont, apesar de ter tido uma derrota significativa nas primárias de 2020, Biden agora celebra uma vitória, conforme indicado pela Fox News e pela AP. Também segundo a AP, Biden ganhou as primárias democratas na Virgínia, Oklahoma, Massachusetts, Califórnia, Minnesota, Alabama, Texas, Utah, Colorado, Maine, Arkansas e Tennessee.

O atual presidente também foi o grande vencedor das primárias democratas no estado do Iowa, com mais de 90% dos votos, conforme indicado pela AP.

Segundo a AP, Biden só perdeu a disputa democrata nesta "Super Terça" no território da Samoa Americana, uma pequena ilha dos EUA localizada na Oceania, que conta com seis delegados. Jason Palmer, um empresário, foi o grande vencedor das primárias democratas locais.

Do lado Republicano, Donald Trump também já celebrou seus triunfos. Na Virgínia, a AP e a CNN já pontuaram que ele foi o grande vencedor das primárias republicanas do estado, um resultado que ecoa também na Carolina do Norte, onde Trump é igualmente favorecido e dado como vencedor pelas duas projeções.

O ex-presidente também já foi declarado pela AP como vencedor no estado de Oklahoma, Tennessee, Arkansas, Texas, Colorado, Minnesota, Massachusetts, Califórnia, Alabama e Maine.

Essas vitórias são cruciais para Trump, que busca estabelecer uma liderança dominante na contagem de delegados frente a outros candidatos, como a ex-governadora da Carolina do Sul Nikki Haley, sua única rival direta na disputa pela indicação republicana, que conseguiu ganhar as primárias desta terça no estado de Vermont, segundo a AP. Essa foi a segunda vitória de Haley nessas primárias republicanas, já que ela também conquistou os delegados de Washington.

Os resultados desta "Super Terça" ainda não são decisivos para definir a indicação dos candidatos de cada partido. No entanto, eles servem neste momento como um termômetro tanto para as estratégias de Biden quanto de Trump. Ambos os candidatos estão em busca de garantir o quanto antes suas indicações presidenciais para disputarem a eleição de novembro, com Biden praticamente encaminhado no Partido Democrata e Trump sendo o favorito pelos republicanos.

Estão dentro da edição deste ano 15 dos 50 estados que compõem o território americano. Nesta quarta-feira (6), foi confirmado que Donald Trump também venceu em Utah, com 58,2% dos votos, segundo projeção da Associated Press, e no Alasca.

Com as vitórias desta terça, o republicano já acumula mais de 1.050 delegados dos 1.215 necessários e poderá conquistar o restante na próxima semana para se tornar o representante do Partido Republicano.

Enquanto isso, para Biden são necessários 1.968 delegados para vencer a nomeação democrata e ele possui, segundo números atualizados nesta manhã, 1.497. O atual mandatário venceu em todos os 15 estados, segundo AP.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]