• Carregando...
As ruas de Manhattan, Nova York, estão quase vazias por causa da pandemia do novo coronavírus, 10 de abril de 2020
As ruas de Manhattan, Nova York, estão quase vazias por causa da pandemia do novo coronavírus, 10 de abril de 2020| Foto: Spencer Platt/ Getty Images/ AFP

As ordens estritas de ficar em casa impostas para inibir a disseminação da Covid-19 alteraram drasticamente a vida diária e impuseram um fardo tremendo para a economia.

Os americanos estão compreensivelmente frustrados com essas medidas restritivas, mas os dois estados mais atingidos pelo vírus nos EUA mostram que essas medidas estão funcionando.

Não, eles não estão fora de perigo ainda, mas Nova York e Washington estão progredindo.

Até o momento em que este artigo foi escrito, o estado de Nova York possui quase 160.000 casos de Covid-19. A doença tem sido particularmente severa para a cidade de Nova York por causa de seu intenso tráfego internacional, dependência do transporte público e extrema densidade populacional.

A ordem "Estado de Nova York em PAUSA" do governador Andrew Cuomo entrou em vigor em 22 de março, há pouco mais de duas semanas. Onze dias depois, o número de mortes diárias atribuídas à doença diminuiu, levando Cuomo a expressar esperança de que a doença esteja atingindo seu ápice.

Era muito cedo para a "quarentena" ter apresentado efeito total, no entanto.

Anthony Fauci, o principal imunologista da força-tarefa do presidente Donald Trump contra o coronavírus, afirma que qualquer progresso realizado "é um reflexo do que aconteceu há duas semanas e meia".

Não é de surpreender que o número de mortes no estado de Nova York tenha aumentado novamente nesta semana. Mas especialistas preveem que a epidemia em Nova York em breve estabilizará.

Por exemplo, Nova York agora projeta que a demanda por novos leitos hospitalares atingirá um ponto de inflexão em questão de dias, não semanas, como previsto anteriormente. Quando esse ponto for alcançado, Nova York exigirá menos leitos novos todos os dias até o início de maio, quando espera liberar mais pacientes do que receber novos pacientes com Covid-19.

Washington foi o primeiro estado a ser atingido com força pelo vírus. Em 20 de janeiro, um homem que viajou de Wuhan para Seattle teve resultado positivo para Covid-19. Mas, na época, a Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda relatava que não havia transmissão da doença de pessoa para pessoa. O estado, portanto, não sentiu necessidade de se preparar para uma pandemia - nem teve tempo para fazê-lo.

Como resultado, Washington foi o estado do país com mais casos de Covid-19 de janeiro a 15 de março, quando foi superado por Nova York. Desde então, Washington continuou caindo em relação a outros estados e atualmente ocupa o 10º lugar em número de casos, provavelmente devido a ações precoces e agressivas do governador.

Em 29 de fevereiro, o governador de Washington, Jay Inslee, declarou estado de emergência para melhor mobilizar recursos contra o vírus. Em seguida, ele aprovou uma série de medidas de contenção, fechando as escolas em 12 de março, fechando bares e restaurantes em 16 de março e barrando visitantes a unidades de cuidados prolongados em 17 de março. Essas etapas culminaram com uma ordem de permanecer em casa em 23 de março.

O Instituto de Métricas e Avaliações em Saúde (IHME) agora projeta que a demanda por recursos hospitalares em Washington atingiu o pico em 2 de abril. Confiante na trajetória da doença, o governador Inslee decidiu devolver 400 respiradores que o estado havia recebido dos estoques federais para que eles pudessem ser redirecionados para Nova York ou outros estados que possam ter maior necessidade.

Medidas de contenção exigem a cooperação do público. No estado de Washington, as pessoas entenderam a gravidade da situação e fizeram sua parte. O presidente Donald Trump reconheceu neste sábado, dizendo em uma coletiva de imprensa:

Muitos governadores inicialmente fizeram grandes pedidos de apoio federal a seus estados, antecipando um número maior de casos, mas os residentes do estado de Washington fizeram um ótimo trabalho em seguir as diretrizes federais de distanciamento. Eles realmente fizeram.

Embora o estado de Washington tenha feito grandes progressos na luta contra a Covid-19, levará mais tempo para solidificar esses ganhos. O governador Inslee estendeu a ordem de ficar em casa até 4 de maio. Isso é prudente; as pessoas ainda estão infectadas com o vírus, embora o crescimento nos casos esteja começando a se estabilizar.

O custo econômico das ordens de permanecer em casa tem sido grande. Mas Nova York e Washington, os dois locais iniciais do surto nos Estados Unidos, agora mostram sinais de progresso, indicando que ações agressivas estão tendo o efeito desejado.

O inimigo invisível que ataca os Estados Unidos não poupou estado ou região. Mas é importante lembrar que haverá um fim nisso tudo. A maré parece estar mudando nesses estados, sugerindo que o fim pode estar próximo.

*Kevin Pham é médico e ex-bolsista de pós-graduação em Políticas de Saúde na Heritage Foundation.

©2020 The Daily Signal. Publicado com permissão. Original em inglês

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]