• Carregando...

A pressão política para retirar antecipadamente as tropas americanas do Iraque deflagraria um caos no momento em que estamos controlando os insurgentes, disse um comandante americano nesta sexta-feira.

O comandante das forças da coalizão na zona central do Iraque, general Rick Lynch, afirmou que o aumento do número de efetivos nas últimas semanas permitiu livrar dos insurgentes mais de 70% do território que tem sob seu comando ao sul de Bagdá.

"Se estas forças se retirarem, esta capacidade (de controlar os rebeldes) desaparecerá, e as forças de segurança iraquianas não estão prontas para assumir essa tarefa", declarou Lynch, via satélite, de Camp Victory, em Bagdá.

Na ausência de nossas tropas, "os insurgentes recuperarão o território e levarão adiante mais ataques em Bagdá (...)" e "a violência aumentará".

"Será um caos", afirmou o militar, dias antes de um novo debate sobre a retirada das tropas no Congresso, controlado pelos democratas.

"O que percebo é a crescente insatisfação - contra os insurgentes - entre as comunidades locais, as tribos e seus líderes, e estamos nos beneficiando desse descontentamento", completou o general.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]