• Carregando...

Moscou – Um pouso suave nas estepes geladas do Casaquistão encerrou a missão espacial do primeiro astronauta brasileiro, o tenente-coronel Marcos Pontes. Eram 20h47 quando a nave Soyuz pousou a cerca de 60 quilômetros da cidade de Arkalik, trazendo ainda o americano William McArthur e o russo Valery Tokarev, que estavam há seis meses na Estação Espacial Internacional (EEI). Momentos depois, um sorridente Pontes apareceu nas imagens de tevê, ainda com o traje espacial. Cosmonautas veteranos, diretores da Roscosmos e da Energia estavam no Centro de Controle da Missão, em Karaliov, acompanhando a manobra de reentrada, ao lado dos brasileiros que integram a Missão Centenário. No momento em que foi anunciado no telão que o pouso foi bem sucedido, a notícia foi recebida com uma salva de palmas. A manobra de reentrada cumpriu à risca o cronograma estabelecido pela Roscosmos, a agência espacial russa. Às 20h24m (horário de Brasília) a cápsula da Soyuz TMA 7 entrou na atmosfera. Faltando pouco mais de quatro minutos para o pouso, as equipes de resgate já haviam localizado a cápsula sobre as estepes do Casaquistão. Uma grande operação de resgate havia sido montada. Helicópteros e aviões já escoltavam o módulo. O pára-quedas principal foi acionado às 20h35, conforme o previsto. Minutos depois, a Soyuz pousou.

A viagem de volta começara horas antes. Após se despedir de seus companheiros de viagem, Pontes embarcou na Soyuz com McArthur e Tokarev. Por volta das 17h30m (horário de Brasília), a nave começou a se afastar da estação espacial, iniciando sua viagem de volta.

Segundo o Centro de Controle da Missão, participaram da operação de resgate quatro aviões Antonov, 16 helicópteros MI 8 e dez carros de busca. "O pouso foi suave e eles estão bem", informou o Centro de Controle da Missão, em Karaliov, nos arredores de Moscou. "Os informes destacam que o estado de saúde dos astronautas é normal. McArthur e Tokarev permaneceram na EEI por mais de seis meses e foram substituídos pelo comandante russo Pavel Vinogradov e pelo engenheiro de vôo americano Jeff Williams, que haviam partido com Pontes no dia 29 de março.

A equipe de resgate levou os três astronautas para exames médicos em tendas no local. Em seguida, o trio seria despachado em um avião para a Cidade das Estrelas, perto de Moscou, onde Pontes, Tokarev e McArthur passarão por um período de recuperação. Os dois últimos terão uma recuperação mais longa. Para Pontes, no entanto, que passou apenas dez dias em órbita, o problema não é tão grave, nem exigiu ações tão drásticas. A recuperação de Pontes, que deve durar oito dias apenas, consiste principalmente na readaptação dos sistemas do corpo à condição de gravidade normal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]