• Carregando...

Um encontro entre o chefe da política externa da União Européia (UE), Javier Solana, e o principal negociador nuclear do Irã foi adiado para depois de uma reunião entre chanceleres do G8 na quinta-feira, disse nesta quarta-feira um diplomata da UE.

Solana se reunirá com o iraniano Ali Larijani em algum lugar da Europa na próxima semana, para esclarecer um pacote de incentivos para que Teerã interrompa suas pesquisas nucleares -- que o Ocidente teme que sejam voltadas à produção de uma bomba.

Nenhuma razão foi dada para o adiamento. Tanto Solana quanto Larijani disseram publicamente que se encontrariam nesta semana.

A União Européia, os Estados Unidos, a Rússia e a China advertiram o Irã de que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) agirá contra o país islâmico se ele não suspender o enriquecimento de urânio, mas eles não estabeleceram um prazo fixo, e Moscou e Pequim se opõem às sanções.

As potências ocidentais pediram uma resposta clara do Irã em "semanas, não meses" e indicaram informalmente que ela deveria chegar antes da cúpula do G8 (grupo dos sete países mais industrializados do mundo, mais a Rússia) em São Petersburgo, nos dias 15 e 16 de julho.

O presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad disse, na semana passada, que daria sua resposta antes do dia 22 de agosto, exasperando Washington e Londres. O líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei, afirmou na terça-feira que o Irã não tinha nada a ganhar com conversas com os EUA.

Diplomatas disseram que os países do G8 estavam debatendo o estilo verbal de um comunicado sobre o Irã para a sessão dos chanceleres da quinta-feira, em Moscou, que deve dar alguma indicação de um prazo desejável.

A Casa Branca reagiu com calma aos comentários de Khamanei, dizendo que o que contava era a resposta oficial de Larijani sobre o pacote europeu de incentivos políticos, econômicos e tecnológicos.

Washington ofereceu juntar-se às conversas da UE com o Irã se Teerã suspender todas as atividades relacionadas ao enriquecimento de urânio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]