• Carregando...

Bagdá – A secretária de Estado e o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Condoleezza Rice e Donald Rumsfeld, fizeram ontem uma visita-relâmpago a Bagdá em um esforço de Washington para garantir que o novo premier iraquiano forme um governo de unidade nacional. A visita também foi vista como uma demonstração de apoio ao líder iraquiano.

O encontro dos dois enviados do presidente dos EUA, George W. Bush, com o premier Nuri al Maliki – um veterano ativista xiita – aconteceu um dia depois da divulgação de um vídeo no qual o líder da Al Qaeda no Iraque, Abu Musab al Zarqawi, acusava o novo governo de ser um mero fantoche norte-americano. Zarqawi – o homem mais procurado pelos EUA no Iraque – prometeu apoiar insurgentes sunitas e lançar mais ataques.

Depois da reunião, Rumsfeld e Rice elogiaram Maliki e disseram-se impressionados com ele. "Ele está muito decidido. Está claro que ele compreendeu seu papel", disse Rice, para quem o Iraque vive um "momento de virada", depois de três anos da invasão comandada pelos EUA.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]