• Carregando...

Em viagem a Bagdá, a secretária de estado dos EUA, Condoleezza Rice, e o chanceler britânico, Jack Straw, pressionaram os políticos iraquianos a por fim ao impasse e formar um governo com unidade política, capaz de desviar os rumos de uma guerra civil.

- O povo iraquiano está perdendo a paciência - disse Rice, após o encontro com líderes sunitas, xiitas e curdos.

Sobre o atraso de quase quatro meses na formação de um governo desde as eleições, ela disse:

- Seus aliados internacionais querem ver isso concluído.

A pressão sobre o primeiro-ministro Ibrahim al-Jaafari pareceu quase irresistível à medida que o líder do maior partido da Aliança Xiita, que está no poder, aderiu a outros pedidos feitos publicamente para que renuncie em nome de um consenso nacional. Embora se recusem a admitir publicamente, parece ter sido esta a mensagem também enviada por Rice e Straw. Os líderes minoritários sunitas curdos insistem em dizer que não se unirão ao gabinete sob o comando de Jaafari e exigem sua substituição por outro indicado xiita.

Nenhuma decisão deverá ser anunciada durante esta viagem de dois dias - disseram os oficiais - já que tanto os líderes iraquianos como seus visitantes se esforçam para não dar a impressão de que Washington e Londres estão impondo um novo líder para substituir Jaafari, que foi eleito.

Jaafari condenou a interferência do governo americano na nova democracia no Iraque e um de seus assessores disse que ele estaria pronto a lutar "até o fim".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]