• Carregando...

Genebra – Cerca de um quarto das doenças é causado por fatores ambientais evitáveis, responsáveis por 13 milhões de mortes ao ano, alertou a Organização Mundial da Saúde em um relatório que será publicado hoje. Tais ameaças, que incluem água poluída, combustíveis perigosos, edifícios mal construídos e tráfego arriscado são a causa de um terço das mortes nos países em desenvolvimento, acrescentou a OMS.

Segundo a agência das Nações Unidas, prevenir riscos ambientais pode salvar até quatro milhões de vidas por ano, a maioria em países em desenvolvimento.

A OMS alertou ainda que seu estudo é o mais abrangente e sistemático já realizado sobre como riscos ambientais evitáveis contribuem para um amplo espectro de doenças e ferimentos. "Nós sempre soubemos que o meio ambiente influencia a saúde profundamente, mas estas estimativas são as melhores até hoje", disse o doutor Anders Nordstrom, diretor interino da OMS.

Cerca de 40% das mortes por malária e uma estimativa de 94% das mortes por diarréia, duas das maiores causadoras de mortes de crianças em idade escolar, poderiam ser evitadas através de um melhor gerenciamento ambiental, segundo a OMS. Infecções respiratórias e ferimentos acidentais estão na lista.

A OMS pediu armazenamento doméstico seguro da água e melhores medidas de higiene, bem como uma melhor administração dos recursos hídricos. O uso de combustíveis mais limpos e seguros também foi citado.

O relatório destacou que de uma forma ou de outra, o ambiente afeta significativamente mais de 80% de uma série de outras grandes doenças, como o câncer e problemas cardíacos. Existe o temor de que a falta de cuidados no consumo e no contato com aves transforme a gripe aviária em mais um problema agravado pelas condições ambientais. Além da questão da higiene, o vírus da gripe ganha mobilidade com alterações nas rotas migratórias das aves.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]