• Carregando...
Robert Mugabe morre
Robert Mugabe liderou o Zimbábue por 37 anos| Foto: Anna ZIEMINSKI/AFP

O ex-ditador do Zimbábue Robert Mugabe morreu nesta sexta-feira (6) aos 95 anos, em Cingapura, onde passava por tratamento médico. A informação foi revelada pelo atual presidente do país, Emmerson Mnangagwa, em publicação no Twitter.

Símbolo da luta contra o colonialismo branco no país, Mugabe chegou ao poder em 1980 e liderou o país até 2017, quando foi forçado a renunciar. Durante seu regime, foi acusado de violações sistemáticas dos direitos humanos. A causa da morte não foi divulgada em um primeiro momento, mas o ex-ditador enfrentava uma série de problemas de saúde há alguns anos.

Quem foi Robert Mugabe

Filho de um carpinteiro, Robert Gabriel Mugabe nasceu em 21 de fevereiro de 1924, na aldeia de Kutama, na então colônia britânica do sul da Rodésia.

Ele foi educado em escolas missionárias jesuítas e, em 1951, formou-se na Universidade de Fort Hare, na África do Sul, na nação de Nelson Mandela e na incubadora de uma geração de ativistas que lideraram a luta contra os regimes das minorias brancas no sul da África. Mugabe mais tarde obteve vários outros diplomas, alguns na prisão.

Ele retornou à Rodésia em 1960 e ingressou na União Popular Africana do Zimbábue, o movimento dominante de libertação negra liderado por Joshua Nkomo. Mas abafado pela liderança autocrática de Nkomo, Mugabe e um grupo de insurgentes saíram três anos depois para formar o rival ZANU-PF.

O governo de minoria branca da Rodésia, sob o primeiro-ministro Ian Smith, desafiou os ventos da mudança que varriam a África no início dos anos 1960 e declarou unilateralmente sua independência do Reino Unido em 1965, prendendo milhares de oponentes políticos. Mugabe passou mais de 10 anos na prisão sem julgamento. Enquanto estava encarcerado, seu jovem filho morreu em 1966 por uma forma de malária, e lhe foi negada a permissão para comparecer ao funeral.

Em 1972, o conflito entre o governo de Smith e a oposição negra explodiu em uma guerra civil em grande escala na qual mais de 30.000 pessoas morreram. Quando Mugabe foi libertado em 1974 em um dos vários esforços de paz, ele se juntou a seus companheiros no mato. Marxista autodeclarado, Mugabe era considerado um intelectual tímido, um tanto literário, em acentuado contraste com seus camaradas endurecidos.

Como em muitos movimentos de libertação, o de Mugabe tinha uma ambiente de suspeitas e traição. Muitos membros morreram em circunstâncias misteriosas, às vezes pelas mãos de assassinos brancos, outras pelas longas facas de seus camaradas. Como líder, Mugabe montou as costas de um tigre; se ele tivesse caído, ele também teria sido devorado.

Ele desenvolveu um forte desprezo pelo governo britânico, que foi incapaz de trazer o regime de Smith ao fim; pela União Soviética, que apoiou seu rival Nkomo durante a luta de libertação; e pelo Ocidente em geral, cuja campanha de sanções contra a Rodésia era sem entusiasmo e ineficaz.

Os supostos aliados de Smith na África do Sul, temendo que o conflito estivesse desestabilizando a região, finalmente forçaram seu governo a negociar paz. Mugabe saiu do exílio e conquistou uma maioria decisiva nas primeiras eleições livres do país em 1980, ano em que o país ficou conhecido como Zimbábue.

Ele chegou ao poder - como primeiro-ministro e, a partir de 1987, como presidente - inicialmente comprometendo-se a enterrar antigas animosidades.

"Se ontem você me odiou, hoje não pode evitar o amor que liga você a mim e a mim a você", disse ele solenemente a seus compatriotas em 18 de abril de 1980. Ainda assim, mesmo naqueles primeiros dias, ele advertiu que "a mão aberta de reconciliação, se rejeitada, pode se transformar em um punho fechado".

Primeiros anos de governo

A paranoia foi um legado da guerra. Mugabe, como líder eleito, caracterizou os oponentes políticos como "inimigos", usou livremente a detenção sem julgamento e outros poderes de emergência que ele herdou do regime branco e intimidou os oponentes em sua busca por um estado de partido único.

A cada ano, ele enviava vários milhares de soldados - liderados pela Quinta Brigada norte-coreana - ao sudoeste de Matabeleland, a fortaleza étnica e política de Nkomo, ostensivamente para erradicar dissidentes armados. As principais vítimas dessas campanhas, que mataram milhares de pessoas, foram a minoria Ndebeles.

Nkomo finalmente se submeteu, dobrando seu partido na organização governante de Mugabe em troca do fim dos ataques brutais contra seus seguidores.

Às vezes, Mugabe lutava para aplacar vários blocos dentro de sua base de poder, a maioria de língua shona do país. As divisões dentro desses blocos eram geográficas e tribais, além de ideológicas. Mugabe trabalhou para manter um consenso em parte, distribuindo empregos e patrocínios a seus aliados e visando inimigos comuns, reais e imaginários.

Ele destacou a pequena comunidade gay do Zimbábue, entre outros grupos, denunciando os homossexuais como "inferiores aos cães e porcos" e ordenando a expulsão de uma organização gay da Feira Internacional do Livro do Zimbábue em 1995. Ele alegou que a homossexualidade era desconhecida na África antes da colonização europeia e culparam-nos pela crise da AIDS quando, de fato, a relação heterossexual era a principal causa da AIDS na África.

Depois que sua primeira esposa, Sally Hayfron, morreu em 1992, Mugabe se casou com sua secretária e amante de longa data, Grace Marufu, 41 anos mais nova. Ela estabeleceu um novo padrão de consumo, adquirindo o apelido depreciativo "Gucci Grace" e destruindo sua reputação de honestidade pessoal. Mais de um voo do Air Zimbabwe, de propriedade do estado, foi cancelado no último minuto, para que ela e sua comitiva pudessem voar para a Europa para fazer compras.

Mugabe teve três filhos com Grace.

Embora grande parte da África governada por negros sofresse de falência e fome, o Zimbábue manteve uma modesta prosperidade. Os agricultores do Zimbábue não apenas alimentaram a população em rápida expansão do país - agora com mais de 16 milhões - mas exportaram milho e outros alimentos para seus vizinhos famintos. O governo de Mugabe instituiu programas de saúde e educação que reduziram a taxa de mortalidade infantil e aumentaram o número de graduados do ensino médio e da universidade.

Instabilidade econômica e ditadura

A inquieta estabilidade do Zimbábue começou a desmoronar no final dos anos 90, com a inflação, o desemprego e a epidemia de AIDS diminuindo os ganhos sociais e econômicos do país. Diante do crescente descontentamento, Mugabe teve como alvo um dos grupos minoritários mais visíveis do país: os 4.500 agricultores comerciais brancos.

Mugabe enviou milhares de veteranos de guerra e bandidos de rua desempregados para assediar os proprietários e tomar suas propriedades. O governo instituiu uma política de "reforma agrária" que entregou as fazendas de maior sucesso à elite política.

A produtividade despencou - a produção de milho, principal alimento do Zimbábue, caiu em dois terços - e o país passou de exportador líquido de alimentos para uma cesta dentro de alguns anos. Quase um milhão de trabalhadores rurais negros e suas famílias perderam seus empregos e casas, de acordo com um estudo de 2008 realizado por economistas do Zimbábue para o Programa de Desenvolvimento da ONU.

A série ininterrupta de sucessos eleitorais de Mugabe terminou em fevereiro de 2000, quando os eleitores rejeitaram um projeto de constituição que legitimaria seu poder crescente. Quatro meses depois, um novo partido da oposição, o Movimento pela Mudança Democrática, conquistou 57 dos 120 assentos eleitos no parlamento, capturando centros urbanos em todo o país e ficando aquém da maioria.

O governo de Mugabe respondeu com uma onda de repressão, reunindo líderes da oposição e atacando manifestantes urbanos, enquanto no campo gangues armadas destruíam as casas e os suprimentos de comida dos oponentes.

Mugabe classificou seus inimigos como traidores e sabotadores, fechou meios de comunicação independentes e prejudicou o judiciário independente do país. O líder da oposição, Morgan Tsvangirai, foi espancado, preso e acusado de conspirar para matar Mugabe - mais tarde foi absolvido.

A miséria econômica e política do Zimbábue se aprofundou. Os serviços públicos básicos, como água e saneamento, escolas públicas e hospitais, entraram em colapso e, em 2008, a taxa de inflação ultrapassou 10.000.000%. Até muitos ex-aliados de Mugabe pediram que ele deixasse o cargo. Ele foi superado por Tsvangirai nas eleições presidenciais de 2008, mas se recusou a ceder o poder.

Mugabe venceu o sexto mandato como presidente depois que Tsvangirai desistiu do pleito devido a ameaças contra sua vida. Mas as condições continuaram a deteriorar-se tão rapidamente que Mugabe foi finalmente forçado a aceitar um acordo de compartilhamento de poder com seu rival. O presidente envelhecido manteve o controle total das forças de segurança e outros instrumentos de repressão estatal.

Isolamento e queda

À medida que sua megalomania e isolamento aumentavam, a retórica de Mugabe se tornava mais extravagante e bizarra. Ele acusou "gângsters gays" no governo do primeiro-ministro britânico Tony Blair de fomentar a violência política. Ele comparou Blair e o presidente George W. Bush a Benito Mussolini e Adolf Hitler e os acusou de empreender "uma campanha implacável de desestabilizar e difamar" seu país.

A economia caiu tanto que Mugabe foi forçado a aceitar algumas reformas. A inflação estabilizou, as taxas médias de crescimento anual se recuperaram e a União Europeia suspendeu suas sanções de 12 anos, mantendo uma proibição de viagem a Robert e Grace Mugabe. O partido de oposição de Tsvangiriai se fragmentou, abrindo caminho para a vitória eleitoral de Mugabe em 2013 e o fim do compartilhamento de poder.

O isolamento internacional do Zimbábue continuou. Em 2014, o presidente Barack Obama excluiu ele e o líder sudanês Omar Hassan al-Bashir - este último acusado pelo Tribunal Penal Internacional por acusações de genocídio - de uma cúpula em 2014 de 50 líderes africanos em Washington. No entanto, muitos africanos aplaudiram o desafio de Mugabe e o viram como um campeão na luta contra o neocolonialismo; no ano seguinte, Mugabe iniciou seu papel cerimonial de um ano como presidente da União Africana, um órgão que representa muitos dos governos do continente.

De volta ao controle exclusivo, Mugabe tentou eliminar possíveis rivais de Grace Mugabe, sucedendo-a como líder do Zimbábue. Ele demitiu dois vice-presidentes sucessivos, incluindo Mnangagwa, no início de novembro de 2017, enquanto nomeava sua esposa como chefe da influente liga feminina de ZANU-PF.

O comportamento instável de Grace Mugabe a havia alienado cada vez mais dos grandes nomes do partido. No verão de 2017, uma modelo sul-africana de 20 anos a acusou de bater nela com um cabo elétrico. Grace Mugabe escapou da acusação na África do Sul invocando imunidade diplomática.

Para os generais e o estabelecimento de segurança, a deposição de Mnangagwa - um porta-voz do governo o acusou de "deslealdade, desrespeito, engano e falta de confiabilidade" - parecia ser a gota d'água. Uma semana depois, o exército tomou a iniciativa, confinando Mugabe à sua casa nos subúrbios do norte de Harare.

Mesmo enquanto procurava orquestrar a luta pela sucessão, Mugabe estava em forte declínio físico há vários anos. As câmeras o flagraram tropeçando nos degraus de um tablado em fevereiro de 2015, enquanto no final daquele ano ele lia para o parlamento o discurso do Estado da Nação que havia dado à mesma câmara algumas semanas antes.

Mas ele se apegou tenazmente ao poder, mesmo após sua queda da liderança. No mesmo dia em que o comitê dirigente do ZANU-PF votou por sua demissão, ele fez um discurso televisivo e desconexo à nação em que admitiu que eram necessárias mudanças, mas inicialmente se recusou a anunciar sua renúncia, prolongando a crise de liderança. Ele só fez isso depois que os legisladores começaram um processo de impeachment contra ele.

Orgulhoso, obstinado e hipócrita até o fim, Mugabe nunca aceitou a responsabilidade pelos danos que causou ao seu país. Apesar de toda a sua inteligência e astúcia, dizem os críticos, ele nunca fez a transição de dirigir um movimento de libertação para governar uma nação. Em vez disso, ele transformou uma das experiências nacionais mais promissoras da África em uma de suas falhas mais embaraçosas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]