• Carregando...

A tumba do ditador comunista Nicolae Ceausescu e da sua mulher, Elena, foram abertas na quarta-feira (21) para confirmar que os corpos realmente foram enterrados ali, disse o genro do casal.

Ceausescu governou a Romênia de 1965 a 1989, quando ele a mulher foram capturados e fuzilados no dia de Natal, depois de fugirem de uma rebelião popular que marcou o fim do regime comunista no país.

O fuzilamento ocorreu num quartel perto da cidade de Targoviste, e os corpos foram enterrados com discrição em Bucareste, levando muita gente a duvidar de que os restos do ditador e de sua mulher realmente estivessem ali.

"A exumação ocorre hoje e estamos recolhendo amostras dos restos", disse Mircea Opran, viúvo de Zoia Ceausescu, filha do ditador, à TV Realitatea. Durante a manhã, a TV mostrou a escavação em andamento.

"As amostras serão levadas para exames, e o resto será enterrado", disse Opran. "Não sei o que irá acontecer se for descoberto que os Ceausescus não estão nesses túmulos. Provavelmente vamos processar o Estado romeno."

Depois da exumação, no entanto, Opran declarou acreditar que os restos fossem de fato dos seus sogros. Ele afirmou ter visto perfurações de bala em roupas que estavam no túmulo de Ceausescu.

"O mistério não está elucidado. Após o que vi, tendo a acreditar que são eles. Mas até que o exame de DNA seja concluído, não tenho 100 por cento de confirmação, não estou 100 por cento convencido."

Legistas estimam que o exame de DNA levará semanas ou meses para ficar pronto, dependendo da qualidade das amostras recolhidas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]