• Carregando...
Candidatos presidenciais republicanos (da esquerda para a direita) Rick Santorum, Rick Perry, Mitt Romney e Newt Gingrich conversam após debate entre eles na Carolina do Sul, nos EUA | REUTERS/Jason Reed
Candidatos presidenciais republicanos (da esquerda para a direita) Rick Santorum, Rick Perry, Mitt Romney e Newt Gingrich conversam após debate entre eles na Carolina do Sul, nos EUA| Foto: REUTERS/Jason Reed

As passagens do pré-candidato republicano Mitt Romney pela iniciativa privada e pelo poder público foram o alvo de seus rivais no debate de segunda-feira à noite na TV nos EUA, mas ele escapou praticamente ileso.

Os conservadores Newt Gingrich, Rick Perry e Rick Santorum aconselharam os eleitores a verem de forma crítica o passado do ex-governador de Massachusetts, favorito para ser indicado candidato do partido à Casa Branca, na eleição de novembro.

"Precisamos satisfazer o país no sentido de que o indicado (do Partido Republicano) tenha um histórico capaz de se contrapor a Barack Obama (o presidente democrata, candidato à reeleição) de forma muito efetiva", disse Gingrich, voltando a atacar o rival por sua atuação na firma de investimentos Bain Capital, acusada por críticos de ter causado o fechamento de empregos e a demissão de trabalhadores.

"Houve um padrão em algumas companhias, um punhado delas, de deixá-las com uma dívida enorme, e então em um ano, ou dois ou três, fazê-las quebrar. Acho que isso é algo a que ele (Romney) deveria responder."

Romney defendeu sua atuação na Bain, dizendo que investiu em mais de cem empresas, e que em geral os resultados foram bons, com criação de empregos. "Se as pessoas querem ter alguém que entende como a economia funciona, tendo trabalhado na economia real, então eu sou o cara que melhor pode se posicionar contra Barack Obama", disse Romney.

O ex-governador venceu a disputa republicana nos dois primeiros estados, Iowa e New Hampshire, e é favorito no sábado na Carolina do Sul, o que pode praticamente selar sua indicação. Na segunda-feira, horas antes do debate, o pré-candidato Jon Huntsman desistiu da disputa e manifestou apoio a Romney.

Os rivais dele ainda terão outra chance para tentar estancar seu favoritismo, num debate marcado para quinta-feira na cidade de Charleston, menos de 48 horas antes do início das primárias da Carolina do Sul.

Num dos momentos mais agressivos nas duas horas do debate de segunda-feira, o governador do Texas, Rick Perry, desafiou Romney a divulgar sua declaração de imposto de renda. Romney deu a entender que só fará isso em abril, época em que os candidatos tradicionalmente divulgam seus rendimentos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]